Notícias

Beira-Mar ganha calçada compartilhada para pedestres e ciclistas

Publicada em 16/07/2019, às 17h38

Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Setran
Calçada compartilhada na beira-mar
Sinalização horizontal reforça que ciclistas devem dar preferência aos pedestres na calçada
Divulgação Setran
Calçada compartilhada na beira-mar
Na calçada compartilhada, a preferência é do pedestre, mas ciclistas também podem usar o espaço com os devidos cuidado

A Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) concluiu a primeira fase do projeto Calçada Compartilhada no corredor da avenida Beira-Mar. O trecho, que vai das proximidades da praça Pio XII, no Centro, até a altura do Hortomercado, na Enseada do Suá, recebeu sinalização horizontal e vertical.

Na calçada compartilhada, a preferência é do pedestre, mas ciclistas também podem usar o espaço com os devidos cuidados e respeitando a sinalização. O local possui grande movimentação de pessoas.

Carência

Segundo a titular da Setran, Ana Elisa Amorim, calçadas compartilhadas existem no mundo inteiro e são boas alternativas para a falta de espaço, além de suprir uma carência da sociedade que busca alternativas de mobilidade.

"É um bom momento também para que se apresente o respeito que o ciclista tem pelo pedestre e vice-versa, numa importante retribuição. O nome já diz que é um espaço compartilhado e, justamente por isso, deve e merece ser usado com respeito, sabedoria e prudência. Um trecho de grande demanda que ganha em segurança e mobilidade", destacou Ana Elisa.

Educação

A Setran planeja para as próximas semanas campanhas educativas de orientação em alguns trechos na altura do Centro e da Beira-Mar. A intenção é que os usuários sejam esclarecidos e tenham a oportunidade de se informarem melhor a respeito da boa conduta na calçada.

A calçada compartilhada da Beira-Mar é sequência da ciclovia que passa pelo Porto de Vitória, no Centro, e atende a uma antiga solicitação de moradores e ciclistas.

Próxima fase

A próxima fase da calçada compartilhada será o trecho da Terceira Ponte até a Praça da Ciência, na Praia do Canto, e está programada para ser iniciada no início do próximo mês.

Divulgação Setran
Calçada compartilhada na beira-mar
Sinalização instalada ao longo da calçada da Beira-Mar indica que o local é de uso compartilhado
Divulgação Setran
Calçada compartilhada na beira-mar
Calçada compartilhada vai até o Centro de Vitória

Voltar ao topo da página