Banco de Alimentos: projeto Aquarela Nutricional promove alimentação saudável
Publicada em
Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi
Divulgação Semas
Projeto Aquarela Nutricional leva conscientização acerca da alimentação saudável para vários equipamentos e entidades da capital (ampliar)
Existem receitas de refrigerante e danoninho caseiros com ingredientes saudáveis? Como equilibrar as taxas nutricionais? O projeto "Aquarela Nutricional", promovido pela Gerência de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), propõe ações socioeducativas com diversas atividades recreativas destinadas aos munícipes em situação de vulnerabilidade social.
Esse projeto é desenvolvido para entidades não governamentais que são beneficiadas pelo Banco de Alimentos Herbert de Souza (BAHS) e equipamentos sociais do município.
Na próxima quinta-feira (22), a ação será na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) da Serra, das 8 às 12 horas. Já na sexta-feira (23), o projeto levará as atividades para a 4ª Feira Jovem da Região Centro, das 8 às 16 horas. Os participantes receberão orientações sobre receitas saudáveis, aguçando ainda mais a criatividade de todos.
Essas ações objetivam a promoção do direito humano à alimentação adequada e saudável, trabalhando as temáticas: "Orientação nutricional", "Avaliação antropométrica", "Painel comparativo dos quantitativos de sal, açúcar e gordura em alimentos industrializados", "Painel dos sete erros", "Desafio da montagem do prato saudável", "Jogo da memória", entre outros.
Alimentação saudável
"O projeto quer despertar o interesse pela alimentação mais saudável e nutricionalmente equilibrada. Quando utilizamos uma aquarela, temos várias cores que podem ser manejadas de diferentes formas. O quadro que iremos pintar nunca será igual em todas as ações, mas todos eles buscarão retratar a promoção da saúde e a prevenção de agravos em nosso município, por meio da comida de verdade e da alimentação mais saudável", afirmou a gerente de Segurança Alimentar e Nutricional, Laydiane Silote Barbosa.