Notícias

Bairro do Quadro ganha arte a céu aberto com pinturas de crianças

Publicada em 06/11/2019, às 12h21

Por Ricardo Aiolfi, com edição de Matheus Thebaldi


AYA Fotonarrativas
Crianças participam da obra Pique-Pintar do projeto A Arte é Nossa no Bairro do Quadro
Crianças participam da obra Pique-Pintar do projeto A Arte é Nossa no Bairro do Quadro com artista Kika
AYA Fotonarrativas
Crianças participam da obra Pique-Pintar do projeto A Arte é Nossa no Bairro do Quadro
Conceito central da intervenção artístico-urbana do local é o protagonismo infantil

O universo infantil ganha formas e cores nas pequenas mãos das crianças que, pegando ferramentas de pintura e tintas de parede, dão vida à imaginação na praça Genoveva Machado, no Bairro do Quadro. A entrega do projeto Pique-Pintar, concebida e executada pelo Vão Coletivo, acontece na quadra da praça, neste sábado (9), às 9h30.

A ação é fruto do Projeto A Arte é Nossa, gerenciado pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc). O projeto Pique-Pintar teve como resultado final a pintura dos muros da praça, incluindo o Beco Cultural, a quadra e a unidade do projeto Caminhando Juntos (Cajun) do Bairro do Quadro.

Para divertir as crianças e os adultos do bairro, a entrega vai contar com apresentações do Coral Serenata e da escola de samba Chega Mais, além de outras atividades, como a Jardinagem na Lata, que vai plantar mudas no local.

Pique-Pintar

A proponente do projeto, Kika Carvalho, do Vão Coletivo, afirma que o conceito central da obra é o protagonismo infantil, já que crianças e adolescentes são os atores que participaram ativamente da elaboração dos desenhos e da execução das pinturas.

“Queremos reforçar que as crianças e os adolescentes são sujeitos com direitos específicos que devem ser respeitados e valorizar os direitos básicos da criança e do adolescente, representados de forma lúdica em cada mural, sendo alguns deles: direito à saúde, à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer, à proteção, à convivência familiar e comunitária, entre outros", explica Kika.

O Vão Coletivo não pôde deixar de pensar na saúde e qualidade de vida dos pequenos. Para a realização da obra, as crianças seguiam os próprios horários, podendo parar de pintar e ir brincar. Todas elas ainda receberam equipamentos de proteção para a pintura dos muros, tais como: óculos, bonés personalizados, máscaras, protetores solares e luvas.

Cada detalhe é pensado para resgatar a nostalgia da infância, como as brincadeiras e aquele domingo na casa da avó. A Jardinagem na Lata é uma referência a esses momentos de simplicidade e carinho a cada toque. Recipientes recicláveis ganharam uma pintura que se integra ao ambiente e, neste sábado, vão receber mudas de plantas que passam a decorar o local.

A artista conta ainda que o objetivo é envolver toda a comunidade na pintura dos muros e da praça, criando um sentimento de pertencimento. 

“Acreditamos que as crianças se beneficiarão desse projeto pois estão construindo coletivamente conosco, vendo algo ter um começo, meio e fim atrelado às suas mãos. Vemos um grande engajamento por parte delas, seja pintando, seja assistindo à pintura, seja passando sempre que possível pelos murais para interagir com os desenhos e ver a evolução”, ressaltou a artista.

AYA Fotonarrativas
Crianças participam da obra Pique-Pintar do projeto A Arte é Nossa no Bairro do Quadro
AYA Fotonarrativas
Vão Coletivo forneceu material de proteção para que as crianças participassem da pintura no Bairro do Quadro

Inspiração para a obra

A inspiração para elaboração do projeto veio da formação em Licenciatura em Artes Visuais da artista Kika Carvalho e sua experiência enquanto educadora social. O projeto Pique-Pintar teve em sua primeira etapa uma série de oficinas de desenho, que ocorreram no bairro em dois fins de semana.

Nessas oficinas, eram dispostos para as crianças papel, lápis, giz e caneta, para que fizessem desenhos daquilo que elas gostam e o que ficariam felizes em ver nos muros dos locais onde frequentam.

Com esses desenhos em mãos, a artista Kika Carvalho fez um apanhado de elementos e símbolos que mais se repetiam e fundiu ao tema dos direitos básicos presentes no Estatuto da Criança e do Adolescente (Ecriad). Esses direitos estavam representados em vários desenhos das crianças e foi com esse foco que o projeto da pintura foi elaborado.

A Arte é Nossa

O projeto “A Arte é Nossa”, de iniciativa da Semc, realiza intervenções urbanas em espaços públicos da capital e utiliza suportes diversos para imprimir a sua marca, que é popularizar a arte urbana, além de colorir o dia a dia dos moradores. Para isso, os muros da cidade ganham obras realizadas em diversas técnicas, como grafite, arte-mural, arte-relevo e pintura.

Os artistas, ao pensar suas obras, fazem um processo de imersão na comunidade, conversando com as pessoas, resgatando histórias de personalidades locais, da cultura e do próprio bairro. Todo o processo envolvido no projeto é reflexo dessa imersão para que envolva a comunidade.

Serviço
Entrega da obra “Pique-Pintar” do projeto A Arte é Nossa no Bairro do Quadro
Quando: 9 de novembro (sábado), às 9h30
Onde: Praça Genoveva Machado – Bairro do Quadro
Classificação indicativa: livre
AYA Fotonarrativas
Vão Coletivo foi o responsável por conceber e executar a obra Pique-Pintar
AYA Fotonarrativas
A artista Kika Carvalho foi responsável pela concepção da arte do Pique-Pintar

Voltar ao topo da página