Autor do hino "Vitória Cidade Sol" completa centenário de nascimento nesta terça
Publicada em | Atualizada em
Por Vitor Lopes, com edição de Deyvison Longui
Foto de Divulgação
Pedro Caetano, músico paulista, adotou o Espírito Santo como seu principal refúgio
A Música Popular Brasileira comemora, nesta terça-feira (1º), o centenário de nascimento de um dos principais nomes da chamada Época de Ouro da MPB, o compositor Pedro Caetano (1911-1992).
Autor do hino emocional da cidade de Vitória - Vitória Cidade Sol - e nome da arena da Escola de Teatro, Dança e Música Fafi, o músico paulista adotou o Espírito Santo como seu principal refúgio.
Pedro Caetano nasceu em Bananal, interior de São Paulo, e logo criança mudou-se com a família para o Rio de Janeiro, quando iniciou os estudos de piano. Gravou seu primeiro samba aos 22 anos, que recebeu o título de “Foi uma Pedra que Rolou”, registrada primeiramente pelo cantor Sílvio Caldas.
Compositor concorrido por inúmeros cantores, chegou a escrever uma letra para a música “Carinhoso”, de Pixinguinha, a pedido de Orlando Silva, que viria a fazer sucesso, posteriormente, com a música "Caprichos do destino", uma parceria de Pedro Caetano com Claudionor Cruz.
Em sua carreira, compôs valsas, sambas, machinhas de Carnaval, choros, samba-canção e inúmeros outros gêneros. Após ter suas músicas gravadas por nomes como Orlando Silva, Cyro Monteiro, Francisco Alves, Aracy de Almeida, Joel e Gaúcho, Dircinha Batista, Wilson Batista, passou a nutrir um amor pelo Espírito Santo, terra natal de sua esposa.
Em suas passagens pelo Estado, compôs músicas para diversas cidades, como Guarapari, Colatina, Marataízes, Jacaraípe, Cachoeiro e Vitória. A maioria dessas canções foi registrada no LP "Canto e encanto do Espírito Santo" (1972), lançado pelo Governo Estadual.