Notícias

Aulas de ginástica na US de Fonte Grande melhoram saúde dos pacientes

Publicada em 20/08/2019, às 12h36

Por Eduardo Brinco, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Ginastica US Fonte Grande
Unidade de saúde de Fonte Grande oferece aulas gratuitas de ginástica para pacientes
André Sobral
Ginastica US Fonte Grande
"Eu tenho problema de coluna, mas, com as atividades físicas que faço agora, sou outra pessoa", contou Therezinha

A prática de exercícios físicos garante o combate ao sedentarismo e auxilia na prevenção e no tratamento de doenças, além de manter corpo e mente saudáveis. Na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Dr. Affonso Schwab, em Fonte Grande, os pacientes ganham qualidade de vida nas aulas de ginástica, que acontecem às segundas e quartas-feiras, às 7h30 e 8h30, e às sextas-feiras, às 7h30.

Xodó da turma, dona Therezinha Raimundo Sant'Ana, de 89 anos, está desde abril de 2018 fazendo atividades na unidade. "Eu já me exercitava. Eu tenho problema de coluna, mas, com as atividades físicas que faço agora, sou outra pessoa, além de ter ficado com mais disposição. O professor também incentiva a gente. Esse convívio e essa alegria daqui são muito importantes para a gente".

Lúcia Guimarães, de 66 anos, também é uma das adeptas ao exercício na unidade desde o começo. "Vi como lotou a aula e que foi preciso abrir mais espaço para outras turmas. O profissional é nota 10 e nos motiva. Quando eu faço minhas atividades, me sinto bem e fico renovada".

Benefícios

Para o educador físico da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) Denys dos Santos Nery, a prática traz diversos benefícios no combate a doenças e agravos não transmissíveis (DANT). "Nós tínhamos um espaço muito bom para ser utilizado na unidade e que vem dando muito certo. Aqui trabalhamos a prevenção de doenças, trazendo mais qualidade de vida para os alunos. Sinto neles a melhoria na mobilidade e na força. Isso é alcançado por meio da prática dos exercícios. Alguns relatam que as aulas têm favorecido a melhoria na qualidade do sono também", aponta.

Como participar

Qualquer pessoa pode participar. Basta comparecer à Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Dr. Affonso Schwab, em Fonte Grande, no horário das atividades. Não há limite mínimo nem máximo de idade. Antes de iniciar a atividade física, o aluno passa por uma avaliação individualizada.

As unidades de saúde de Vitoria contam com profissionais de Educação Física e que ofertarem esses serviços em diferentes espaços da cidade, por meio do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE).


Voltar ao topo da página