Notícias

Atividades lúdicas e conscientização movimentam Semana Nacional do Trânsito

Publicada em 20/09/2022, às 14h55 | Atualizada em 20/09/2022, às 15h02

Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes

Com a colaboração de Acácio Rodrigues


  • Ação contra a mudança global do clima

Leonardo Silveira
Campanha Maio Amarelo - Encerramento na Praia de Camburi
Ação de Educação para o Trânsito. (ampliar)

Com o objetivo de salvar o maior número de vidas por meio de atividades que orientem motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas à correta utilização das vias, começou, nesta segunda-feira (19), a Semana Nacional de Trânsito, que este ano traz o tema "Juntos Salvamos Vidas".

A programação, que teve início com uma ação de educação para o trânsito nos cruzamentos da Avenida Reta da Penha, vai até a próxima semana e contará com atividades lúdicas, esquetes teatrais e montagem de circuitos que representam o trânsito do dia a dia, entre outras ações da equipe de projetos sociais da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV).

Nesta terça-feira (20), o foco serão os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor João Bandeira, em Consolação, que serão conscientizados sobre educação para o trânsito por meio de teatro de mascotes humanos e "transitolândia".

Amanhã (21), será a vez do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Terezinha Vasconcellos Salvador, no Romão, que recebe, às 8 e às 14 horas, as atividades lúdicas.

Na quinta-feira (22), das 8 às 12 horas, será realizado o Seminário de Educação para o Trânsito, no auditório da PMV, promovido pela pasta da Educação. Haverá participação das secretarias municipais de Educação (Seme), Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) e Segurança Urbana (Semsu), além da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Temas como comportamento humano e novas tecnologias em segurança no trânsito terão destaque. Também haverá teatro de fantoche humano, no qual atores caracterizados com fantasias alusivas à sinalização instruem as pessoas sobre segurança no trânsito.

Também na quinta (22), haverá ação educativa sobre travessia segura nas faixas de pedestres em Nova Palestina, a partir das 19 horas.

O teatro de fantoches e "transitolândia" orientam as crianças no Cmei Dr. Denizart Santos, que fica no Centro da capital, na sexta (23), às 8h30 e às 14h30.

Leonardo Silveira
Teatro de Fantoches Humanos na SETRAN
Teatro de Fantoches Humanos na Setran. (ampliar)

No sábado (24), as ações educativas vão movimentar o bairro Bonfim (Rua Dr. Aloísio de Menezes), a partir das 9 horas, com teatro de fantoches e circuito de trânsito. A partir das 17 horas, a programação será na praça de Gurigica.

Na segunda (26), a Semana Nacional do Trânsito levará atividades para o Cmei Silvanete da Silva Rosa Rocha, em São Pedro, a partir das 8 horas. Às 19 horas, as atividades serão no Bonfim.

Para fechar a programação, no dia 29 (quinta), as atividades serão no Cmei Geisla da Cruz Militão, em Redenção.

Sensibilização

Segundo o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Alex Mariano, o objetivo é sensibilizar a população sobre a importância da mudança de atitude, evidenciando que cada um é responsável pela segurança de todos.

"A expectativa é que as pessoas adotem novos comportamentos valorizando a vida e que assim seja possível reduzir o elevado número de lesões e de mortes causadas pelos acidentes de trânsito no Brasil. Preparamos ações importantes e estruturadas em lugares diversos e esperamos a participação da população numa semana de muita reflexão e atitude", destacou Alex.


Voltar ao topo da página