Notícias

Assistidos do Centro-Pop têm novo olhar para a vida em oficina de arteterapia

Publicada em 02/10/2019, às 16h18

Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi


Guiomedce Paixao
Arte terapia Centro pop
Assistidos participam de oficina de arteterapia e aprimoram a criatividade usando até ervilha e feijão
Guiomedce Paixao
Arte terapia Centro pop
"Quando fiz a mandala, pensei só nos sentimentos de paz e amor", disse Charlene

Criar laços de amizade e confiança através do lúdico e da criatividade. A oficina de arteterapia promove para os assistidos do Centro de Referência Especializado de Assistência Social para População de Rua (Centro-Pop) uma nova pespectiva de olhar para o mundo.

A atividade acontece todas as quartas-feiras, na parte da manhã no local. Hoje (2), foi feita uma mandala com a temática "Confiança em si", na qual usaram papelão, conchas, galhos, pistache, ervilha e feijão.

Na oficina, os assistidos utilizam materiais como tinta, linha, barbante, papelão, jornal, revista e tinta aquarela. A técnica utilizada é de livre expressão, buscando aprimorar a criatividade e a coordenação motora, além do desenvolvimento da saúde mental.

"Quando fiz a mandala, pensei só nos sentimentos de paz e amor. Nem pensava nisso antes de ir para o mundo das drogas. Desde a época que estudava, não fazia uma atividade assim. Tem seis anos que vim de Minas Gerais. Creio e tenho fé que vou sair desta vida", afirmou Charlene Batista do Nascimento, de 35 anos.

Tempo

"Senti muita confiança e orgulho em fazer a mandala. Lembrei muito de quando morava na roça na Bahia. Plantava muitos frutos. O alimento era saudável. Sinto falta desse tempo", disse Wellington Ramos Santos, 43.

Parceria

A ação é uma parceria do Centro-Pop, por meio da oficineira Ana Maria da Rocha Rodrigues, e o Instituto Fênix de Humanização e Cultura, através das arteterapeutas Patrícia Rigoni Zanal e Andreia Peres Zuculloto.

"A arteterapia é um processo terapêutico em que o assistido é convidado a se expressar. Isso ativa o seu inconsciente para colocar as suas emoções para fora, como a liberação dos sentimentos de dor, amor, felicidade ou tristeza, mas que, no seu fazer, é convidado a externar isso", explicou a oficineira do Centro-Pop, Ana Maria.

Autoconhecimento

"Nós, do Instituto Fênix, estamos realizando um trabalho de autoconhecimento. Acreditamos que só quando a pessoa se conhece pode se valorizar e sair da condição que ela está. Então queremos contribuir com a arteterapia, para saber o que eles estão vivenciando e suas percepções. Mesmo diante de tantas adversidades na vida, essas pessoas podem se avaliar e se reconectar para dar um novo sentido a ela, com confiança e esperança", ponderou a arteterapeuta Patrícia Rigoni Zanal.

Confiança

"Acreditamos que a oficina está despertando e impulsionando os nossos assistidos a acreditar que é possível retomar a confiança em si. Isso também fortalece a autoconfiança e a valorização deles como protagonistas da sua vida", citou a supervisora técnica do Centro-Pop, Zilane Ferreira Lima.

Nas quartas-feiras do mês de outubro, será trabalhado o tema "Autoconhecimento". 

Guiomedce Paixao
Arte terapia Centro pop
"Senti muita confiança e orgulho em fazer a mandala", afirmou Wellington
Guiomedce Paixao
Arte terapia Centro pop
Equipe responsável pelo trabalho destaca que assistidos ganham mais confiança ao se expressarem por meio da arte

Voltar ao topo da página