Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Assistidos do Centro-Pop têm novo olhar para a vida em oficina de arteterapia

Publicada em 02/10/2019, às 16h18

Por Paula M. Bourguignon (pmacbourguignon@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Guiomedce Paixao

Arte terapia Centro pop

Assistidos participam de oficina de arteterapia e aprimoram a criatividade usando até ervilha e feijão

Guiomedce Paixao

Arte terapia Centro pop

"Quando fiz a mandala, pensei só nos sentimentos de paz e amor", disse Charlene

Criar laços de amizade e confiança através do lúdico e da criatividade. A oficina de arteterapia promove para os assistidos do Centro de Referência Especializado de Assistência Social para População de Rua (Centro-Pop) uma nova pespectiva de olhar para o mundo.

A atividade acontece todas as quartas-feiras, na parte da manhã no local. Hoje (2), foi feita uma mandala com a temática "Confiança em si", na qual usaram papelão, conchas, galhos, pistache, ervilha e feijão.

Na oficina, os assistidos utilizam materiais como tinta, linha, barbante, papelão, jornal, revista e tinta aquarela. A técnica utilizada é de livre expressão, buscando aprimorar a criatividade e a coordenação motora, além do desenvolvimento da saúde mental.

"Quando fiz a mandala, pensei só nos sentimentos de paz e amor. Nem pensava nisso antes de ir para o mundo das drogas. Desde a época que estudava, não fazia uma atividade assim. Tem seis anos que vim de Minas Gerais. Creio e tenho fé que vou sair desta vida", afirmou Charlene Batista do Nascimento, de 35 anos.

Tempo

"Senti muita confiança e orgulho em fazer a mandala. Lembrei muito de quando morava na roça na Bahia. Plantava muitos frutos. O alimento era saudável. Sinto falta desse tempo", disse Wellington Ramos Santos, 43.

Parceria

A ação é uma parceria do Centro-Pop, por meio da oficineira Ana Maria da Rocha Rodrigues, e o Instituto Fênix de Humanização e Cultura, através das arteterapeutas Patrícia Rigoni Zanal e Andreia Peres Zuculloto.

"A arteterapia é um processo terapêutico em que o assistido é convidado a se expressar. Isso ativa o seu inconsciente para colocar as suas emoções para fora, como a liberação dos sentimentos de dor, amor, felicidade ou tristeza, mas que, no seu fazer, é convidado a externar isso", explicou a oficineira do Centro-Pop, Ana Maria.

Autoconhecimento

"Nós, do Instituto Fênix, estamos realizando um trabalho de autoconhecimento. Acreditamos que só quando a pessoa se conhece pode se valorizar e sair da condição que ela está. Então queremos contribuir com a arteterapia, para saber o que eles estão vivenciando e suas percepções. Mesmo diante de tantas adversidades na vida, essas pessoas podem se avaliar e se reconectar para dar um novo sentido a ela, com confiança e esperança", ponderou a arteterapeuta Patrícia Rigoni Zanal.

Confiança

"Acreditamos que a oficina está despertando e impulsionando os nossos assistidos a acreditar que é possível retomar a confiança em si. Isso também fortalece a autoconfiança e a valorização deles como protagonistas da sua vida", citou a supervisora técnica do Centro-Pop, Zilane Ferreira Lima.

Nas quartas-feiras do mês de outubro, será trabalhado o tema "Autoconhecimento". 

Guiomedce Paixao

Arte terapia Centro pop

"Senti muita confiança e orgulho em fazer a mandala", afirmou Wellington

Guiomedce Paixao

Arte terapia Centro pop

Equipe responsável pelo trabalho destaca que assistidos ganham mais confiança ao se expressarem por meio da arte


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site