Notícias

Assistido da Escola da Vida conquista mercado de trabalho e sonha alto

Publicada em 27/08/2019, às 15h53

Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi


Guiomedce Paixao
Luiz Carlos trabalho e renda
Luiz Carlos foi assistido pela Escola da Vida, saiu das ruas e hoje já tem um emprego
Guiomedce Paixao
Luiz Carlos trabalho e renda
"Equipe o monitora sempre para que ele supere os seus desafios do mundo do trabalho, da vida e da sua saúde mental", disse Carla Campos

"Dificuldades todos nós temos. As minhas dificuldades sempre vão existir, mas eu sei que, com força de vontade e dentro das minhas limitações, posso superar. Tenho que me erguer todos os dias", disse o mecânico e assistido pela Escola da Vida Luiz Carlos de Souza, de 42 anos.

Natural do interior de Ribeirão de Sobreiro, em Laranja da Terra, região Serrana do Estado, ele conquistou um novo emprego com a ajuda desse equipamento da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e tem novas e boas perspectivas para sua vida, da qual guarda boas e também más lembranças, como o término de seu casamento:

"Jamais esperava me separar, pois gostava muito dela. A família da minha ex era de São Gabriel da Palha e dava muitos palpites na nossa relação. Assim veio a minha separação, pois me sentia muito afastado. Um ano depois, veio a perda da minha mãe. Era a firmeza da minha vida. Faleceu por falência múltipla dos órgãos. Foi um transtorno atrás do outro".

Refúgio

"Encontrei na bebida um refúgio para meus problemas. Por estar angustiado e sempre ser muito sozinho, recorria a esse artifício para esquecer momentaneamente os meus problemas. Assim perdia as oportunidades, seja de ter outro relacionamento ou de emprego, por não conseguir ter o rendimento que precisava".

Ruas

"Fiquei um ano e oito meses nas ruas, mas o que aprendi é algo além que qualquer escola pode passar. Tive momentos ruins que eu acabei não sendo forte o suficiente, cedi à vontade e fiz coisas erradas. Mas há momentos bons: fiz amizades sinceras e encontrei pessoas boas que me ajudaram quando precisava", recordou o mecânico.

Sonho

"A minha luta é diária. Hoje, consegui conquistar um novo emprego e estou morando no Albergue Noturno. Mas sonho ter uma vida como qualquer cidadão: ter minha casa própria, honrar com meus compromissos e ter uma vida equilibrada financeiramente. Humildade é tudo. Às vezes, temos que nos curvar perante a humildade".

Motivação

"A equipe da Escola da Vida está monitorando diariamente Luiz Carlos para que ele supere os seus desafios do mundo do trabalho, da vida e da sua saúde mental. Fazemos um trabalho de motivação constante para ele vencer as suas dificuldades", ponderou a psicóloga da Escola da Vida, Carla Campos.


Voltar ao topo da página