Projetos promissores e uma parceria que garante a sua execução na capital. Na manhã desta quarta-feira (13), a Prefeitura de Vitória assinou, junto à Secretaria do Patrimônio da União (SPU), o termo de cessão de um imóvel da União, localizado na Ilha de Santa Maria e no Píer da Baleia Jubarte.
O documento viabiliza a continuidade de projetos como a transformação da Ladeira Manoel Mindela em mão única e a ampliação da praça existente, que ganhará novas vagas de estacionamento, mesas de jogos, uma quadra para atividades esportivas, um parque infantil e dois Pet Parks -- para cães de pequeno e grande porte. Além de fomentar o turismo na capital, o Píer da Baleia Jubarte será ponto estratégico para embarque em diversos passeios, incluindo o de observação de baleias.
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, destacou a importância da parceria com a SPU para tornar o cuidado com os espaços públicos mais eficiente. "Quero agradecer o empenho e a parceria de todos com a Prefeitura. Estamos atendendo demandas históricas, que vêm transformando a cidade. O SPU também tem papel fundamental no desenvolvimento, na ciência e na inovação. Ainda há muito a fazer, mas já vemos Vitória mais forte, atraindo visitantes e investimentos. Tudo isso graças ao compromisso do poder público", afirmou.
A SPU, órgão do Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos responsável pela administração do Patrimônio da União, também celebrou o momento. O superintendente regional no Espírito Santo, Fhilipe Pupo, ressaltou os avanços e a relevância do trabalho conjunto. "Esse trabalho é em prol da sociedade. Quando cheguei aqui, havia muitos imóveis desocupados no Centro e hoje já avançamos com várias iniciativas, como a proteção de áreas de preservação e soluções para problemas antigos apontados em relatórios. Contamos com uma equipe competente, que atua preservando a história e organizando o território. Dialogar com uma gestão empenhada e disposta faz as coisas caminharem para soluções positivas daquilo que as comunidades desejam", disse.
Participaram da reunião de assinatura o secretário de Gestão e Planejamento (Seges), Regis Mattos, o secretário de Governo (Segov), Luciano Forrechi, e a equipe técnica da SPU. Para Regis, os resultados já são visíveis. "Isso tem contribuído muito para o sucesso das nossas iniciativas conjuntas. Temos desafios pela frente, mas em dois anos avançamos em questões que estavam paradas há décadas", concluiu.