Notícias

Asilo dos Idosos promove almoço de confraternização de Natal

Publicada em 23/12/2019, às 17h01

Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi


  • Saúde e bem-estar

Paula Bourguignon
Asilo dos Idosos
Equipe do Asilo de Idosos de Vitória preparou confraternização de Natal e decorou o local (ampliar)
Paula Bourguignon
Asilo dos Idosos
"É a época do ano de que eu mais gosto. Acredito que Natal é data de festa no céu", disse Anhair (ampliar)

Solidariedade, união, amizade e respeito. Foi assim o almoço de confraternização de Natal no Asilo dos Idosos de Vitória, em Ilha de Monte Belo, nesta segunda-feira (23). Atualmente, o local atende cerca de 65 pessoas idosas com cuidados de uma equipe multiprofissional. 

Anhair, de 82 anos, não escondia a alegria em participar da festividade. "É a época do ano de que eu mais gosto. Acredito que Natal é data de festa no céu".

Elizabeth, 92, também estava muito feliz: "Natal é só felicidade. É uma data muito bonita. Até ganhei de Papai Noel uma boneca".

As amigas e auxiliares de serviços gerais do Asilo dos Idosos Silvana Rufino de Oliveira e Carmelita da Penha celebram o Natal acreditando na prosperidade da amizade. "Já estou aqui desde 2006. Gosto muito de trabalhar aqui", disse Carmelita.

Força

"Estamos fazendo essa confraternização entre as pessoas idosas e os colaboradores que o ano todo trabalham com muito afinco. Assim renovamos as forças para cuidarmos desses idosos, que precisam saber que aqui também é a casa deles. Muitos vieram para cá com os vínculos familiares rompidos, então que eles sintam que aqui é uma família", disse a assistente social Rosenery Coasta Quemelli.

Doação

Os amigos e servidores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Carla Moreira Carneiro do Carmo e Sergio Kill conseguiram arrecadar para doação alguns itens de higiene básica, alimentos e produtos de limpeza e sentem-se felizes com a ação.

"Temos sempre que agradecer tudo de bom que nós temos. Se a gente puder ajudar um pouco, isso já é importante para eles. Temos que procurar fazer o bem", disse Carla.

"O mais importante é estarmos ajudando outras pessoas. Todo mundo se sente bem fazendo essas coisas. Isso é grande para eles e para nós também", destacou Carlos.

Paula Bourguignon
Asilo dos Idosos
"Natal é só felicidade. É uma data muito bonita. Até ganhei de Papai Noel uma boneca", contou Elizabeth (ampliar)
Paula Bourguignon
Asilo dos Idosos
Amigos Carla e Carlos levaram para o local alguns itens de higiene básica, alimentos e produtos de limpeza (ampliar)

Ajuda

O presidente do Asilo dos Idosos, João Ângelo Baptista, ressaltou a importância de servir. "O asilo representa uma satisfação pessoal em poder servir, sem fins lucrativos, pois eu e minha esposa somos voluntários. Já somos aposentados e desejamos apenas ajudar o próximo de uma forma que possamos ser úteis para nós e para a instituição, que precisa de pessoas que desejam contribuir positivamente para a vida das pessoas idosas".

"Sentimos que estamos fazendo a diferença. Estamos aqui de coração. Temos que nos dedicar aos que precisam. Essas pessoas idosas aqui precisam de carinho, amor e dedicação", afirma Aliete Baptista, mulher de seu João Ângelo.

Parceria

A Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), tem um termo de colaboração com o Asilo de Vitória para atendimento às pessoas idosas.

Os serviços são voltados para idosos que não dispõem de condições para permanecer com a família, com vivência de situações de violência e negligência, em situação de abandono e/ou com vínculos familiares fragilizados ou rompidos.

"É um momento importante que contou com a participação dos idosos, equipes de profissionais e representantes da Gerência de Alta Complexidade da Semas. Desejamos alegria, união e que Deus permaneça em nossos corações todos os dias", declarou a gerente da Alta Complexidade, Marcia Barcellos.

Paula Bourguignon
Asilo dos Idosos
João Ângelo Baptista e Aliete, entre a referência técnica Silvia Renata Rodrigues e a gerente da Alta Complexidade, Marcia Barcellos (ampliar)
Paula Bourguignon
Asilo dos Idosos
"Estamos fazendo essa confraternização entre as pessoas idosas e os colaboradores que o ano todo trabalham com muito afinco", afirmou Rosenery (ampliar)

Voltar ao topo da página