Notícias
Arena de Verão 2025: fisiculturismo, futevôlei e mais esportes agitam este sábado (18)
Publicada em 18/01/2025, às 14h45
Por Glacieri Carraretto (gcpereiraeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Glacieri Carraretto
A Arena de Verão deste sábado (18) foi mais um sucesso da temporada em esporte e lazer. Dessa vez, as competições de futevôlei, natação e fisiculturismo junto com yoga e dança dominaram o espaço montado na Praia de Camburi. Tudo planejado com cuidado e infraestrutura pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Vitória.
E o dia começou bem cedo e na água. Ao todo, 140 nadadores participaram da natação festiva, que aconteceu pela primeira vez na Arena de Verão.
Foi realizada a tradicional volta na Ilha do Socó, um trajeto de 1 km, que já vinha sendo utilizado em treinos por grupos informais, que também faz parte da programação da Travessia da Vitória, evento que integra o calendário oficial da cidade.
"É a oportunidade de aproximar o público da natação capixaba, uma vez que a modalidade vem crescendo e sendo muito bem trabalhada por grupos informais, assessorias, organizadores de eventos e agora também com o apoio da Prefeitura de Vitória", disse Bruno Araújo, organizador da modalidade na arena.
Rei e Rainha da praia
Tem muita gente que não sabe mas o fisiculturismo é sim uma modalidade esportiva.
Aqui no Estado, ela vem agregando cada ano mais participantes. É o caso do empresário Arthur Coan. "Conheci o fisiculturismo durante um processo de emagrecimento. Eu tinha 140 quilos e meu nutricionista, vendo o meu empenho nos treinos, falou 'por que você não experimenta?'. E estou aqui, participando de eventos e competições mostrando que cuidar do corpo é cuidar da saúde", contou.
Na Arena de Verão, os atletas disputaram o título de Rei e a Rainha da Praia. Cerca de 30 atletas se inscreveram para participar da disputa, que foi acirrada, já que os competidores se preparam o ano todo. Uma banca de cinco jurados foi responsável por avaliar a performance e o desempenho dos fisiculturistas.
"É uma honra participar da Arena de Verão de Vitória e trazer o nosso esporte para todos. Acreditamos na importância da prática da atividade física, tanto no esporte quanto para a saúde. Queremos mostrar ao público que o fisiculturismo, hoje, é acessível a todos", disse Andréa Borges, organizadora do evento.
Futevôlei
Paralelo a isso, as quatro quadras de areia recebiam os atletas do futevôlei. Um total de 32 duplas brilharem no torneio. A competição começou às 8h e reuniu torcedores e praieiros que passavam pelo calçadão.
"Nosso objetivo é difundir o esporte, proporcionando oportunidades para atletas iniciantes, além de oferecer visibilidade ao CT Bola pra Cima e a todas as empresas que atuam no setor esportivo. Também buscamos atrair mais frequentadores para a Praia de Camburi, promovendo um ambiente de incentivo à prática esportiva," pontuou Marcus Guimarães, organizador do torneio.
Marcus também é atleta de futevôlei há cinco anos, desde que veio morar em Vitória. "Sou do interior de Minas e vim trabalhar como engenheiro aqui na Capital do Espírito Santo. Com praia e marzão por perto, mudou do futebol para o futevôlei. É um privilégio de quem mora aqui", destaca.
As disputas, com passes precisos e movimentações estratégicas, deixou a arquibancada tensa e eufórica. Um exemplo é a consultora de consumo Danielle Daniel que reuniu a família para ver a filha, Gabriela, jogar.
"Ela gosta muito do esporte. Tem só 16 anos mas já pratica há três anos, por isso viemos prestigiar. O ambiente e a infraestrutura são muito boas. Vale a pena vir à arena", observou a mamãe torcedora.
Yoga e Fit Dance
Movimentando o corpo de todas as formas, a tenda esportiva recebeu atividades que variaram do mais calmo ao mais agitado, do mais relaxante ao que exige mais fôlego. A prática de yoga e a dança foram um grande sucesso na arena. Teve também massagem e trancistas.
As atividades seguem até o dia 26 de janeiro, com programação diária. Professores e profissionais estão prontos para receber o público.
Ao todo, a Arena oferecerá 30 modalidades esportivas, com uma média de 10 horas diárias de atividades, garantindo diversão, esporte, lazer e interação para moradores e turistas.
Confira a programação:
Domingo - 19/01
08h às 13 - Pickleball
08h às 13h - Capoeira