Notícias

Áreas escolares ganham nova sinalização e crianças e terão mais segurança

Publicada em 23/09/2022, às 18h05 | Atualizada em 23/09/2022, às 18h23

Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Cidades e comunidades sustentáveis

Divulgação Setran
Sinalização na Avenida Jurema Barroso na Ilha do Príncipe

Áreas escolares localizadas em diversos pontos de Vitória ganharão reforço de sinalização para que haja mais segurança para as crianças e adolescentes. Um levantamento completo, que indica os locais que precisam de novas pinturas ou incremento na que já existe, está em fase de finalização. Condutores, pedestres, ciclistas e motociclistas também se beneficiarão ao circularem nos locais.

A primeira escola a receber o reforço da sinalização será a Emef Alberto de Almeida, em Santo Antônio. As demais serão de acordo com o cronograma da Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran) e todo município será atendido.

Segurança

A ação visa melhorar as condições de segurança dos usuários em áreas escolares, principalmente, para os pedestres. Por meio do alerta a redução da velocidade dos veículos e respeito à sinalização, a expectativa é que menos acidentes aconteçam, evitando acidentes e risco aos transeuntes.

"Fizemos um pente fino próximo às escolas onde sempre há grande movimentação de crianças, jovens e adolescentes. Este trabalho é ininterrupto e envolve equipes diversas", destacou o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Alex Mariano.

Haverá reforço de sinalização horizontal e vertical com respeito a legislação correspondente. Nos projetos serão implementadas travessias de pedestres próximas às escolas, respeitando o sentido de locomoção das pessoas nas faixas de rolamento. Terão destaque, também, legendas como "Atenção" e "Devagar, Escola", que serão reforçados.

O secretário pontuou, também, que os locais adequados para a realização de embarque e desembarque dos alunos serão sinalizados. Haverá, ainda, divisórias de fluxo protegidas por tachões para inibir ultrapassagens e toda a sinalização vertical necessária para tornar o ambiente escolar mais seguro. 

Análise

O trabalho de manutenção e sinalização de diversas vias da capital prossegue e técnicos da Gerência de Fiscalização de Trânsito atuam 24 horas para garantir segurança em pontos diversos da capital.

" Não é possível estabelecer um padrão de sinalização porque cada área da cidade possui uma geometria única e, portanto, requer uma análise das sinalizações possíveis de implantação, bem como do uso e ocupação do ambiente circundante", ressaltou Alex.


Voltar ao topo da página