Notícias

Aniversário do Parque Pedra da Cebola leva Circuito Ambiental para estudantes

Publicada em 07/11/2019, às 17h51

Por Regina Freitas, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semmam
Aniversário do Parque Pedra da Cebola
Parque Pedra da Cebola contará com uma programação repleta de atividades de Educação Ambiental para os estudantes (ampliar)

O aniversário de 22 anos do Parque Pedra da Cebola será comemorado nesta sexta-feira (8), das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, e contará com diversas atividades lúdicas dentro de Circuito Ambiental.

As atividades, que serão realizadas pela Gerência de Educação Ambiental (GEA/Semmam), abrangerão mais de 100 alunos do Ensino Fundamental de Vitória, entre estudantes das redes pública e privada.

A gerente de Educação Ambiental, Juliana Sardinha, destacou que os estudantes terão a oportunidade de participar de ações que possibilitam a interação e promovem conhecimentos quanto à questão ambiental.

Mapa Gigante Interativo dos Ecossistemas

Alunos e professores poderão caminhar, identificar, localizar e conhecer mais o território e a diversidade das árvores da capital no Mapa Gigante Interativo dos Ecossistemas.

O mapa, que tem cerca de 50 metros quadrados, equivale a pouco menos da metade de uma quadra de futsal e foi criado e desenvolvido pelos técnicos da Gerência de Educação Ambiental e da Gerência de Informação e Geoprocessamento.

Jogo Gigante da Memória das Árvores de Vitória

É um jogo de memória com imagens das árvores de Vitória, possibilitando o conhecimento e a identificação das espécies de forma lúdica e interativa.

Jogo das Argolas

Esse jogo foi confeccionado a partir da reutilização de garrafas pet e jornal, possibilitando a todos os participantes conhecer mais sobre as árvores da Mata Atlântica.

Oficina

Os alunos terão a oportunidade de confeccionar um marcador de página com reaproveitamento de materiais. A atividade será ministrada pela artista plástica Sayusa Litig.

Museu de Minerais e Rochas

A educadora ambiental do Parque Pedra da Cebola Solange Lins informa que os alunos terão, ainda, a oportunidade de realizar uma visita guiada ao Museu Didático de Minerais e Rochas, onde poderão contemplar e observar uma coleção de minerais e rochas, além do Painel do Centro da Terra, para mostrar o surgimento das rochas.

"Outra atividade será a de observação, por meio de uma maquete de uma casa que mostra como esses minerais e rochas estão presentes no nosso cotidiano. Ao final, todos os alunos participarão da atividade da 'Caixa das Sensações', na qual poderão, por meio do tato, sentir, verificar e identificar a granulometria que diferencia os minerais e as rochas", disse Solange.

Busca ao Tesouro

Os alunos participarão de uma conversa inicial sobre o meio ambiente. Depois, serão divididos em pequenos grupos, em que cada um recebe um mapa com instruções para descobrir onde está o baú com o tesouro. Cada baú encontrado contém informações sobre o parque.

Preservação

"O intuito do Circuito Ambiental é possibilitar às nossas crianças o conhecimento daquilo que existe em seu território, para que assim possam preservar, pois todos nós somos responsáveis pelo ambiente à nossa volta", disse o Secretário de Meio Ambiente, Luiz Emanuel.

Parque

O Parque Pedra da Cebola possui 100.005 metros quadrados, com uma vegetação típica de restinga e de Mata Atlântica. A origem do nome vem de uma pedra desenhada pela natureza no formato de uma grande cebola, que é também um dos símbolos da capital.

O Parque Pedra da Cebola tem parquinhos, lagos e campo de futebol. A área possui também o sinal de internet do Vitória Online. O espaço conta com jardim oriental e um mirante sobre uma grande parede rochosa.

Ítalo Batan Regis

O que pouca gente sabe é que Parque Pedra da Cebola é apenas um nome fantasia. O nome oficial é Parque Municipal Ítalo Batan Régis, em homenagem a um ex-presidente da comunidade de Ilha de Santa Maria, que mesmo sendo cego era muito atuante na luta pelos interesses da população dos bairros da região.

O parque foi implantado em novembro de 1997, num local onde até 1978 existiu a Pedreira de Goiabeiras, de propriedade da mineradora Vale. Trata-se da primeira recuperação de área degradada por esse tipo de atividade econômica no município.


Voltar ao topo da página