Álvaro José Silva e Paulo Roberto Sodré participam do Encontro com o Escritor
Publicada em
Por Ricardo Aiolfi, com edição de Matheus Thebaldi
Acervo pessoal
Paulo Roberto Sodré fala sobre suas inspirações e trajetória na literatura
Com uma extensa carreira literária, os escritores Paulo Roberto Sodré e Álvaro José Silva participam nesta semana do Encontro com o Escritor on-line do projeto Viagem pela Literatura. Em vídeo, os escritores contam um pouco sobre suas trajetórias, as inspirações para escrever e apresentam as obras para o público.
Os vídeos são disponibilizados toda quinta-feira no canal do YouTube da Prefeitura de Vitória.
O Encontro com o Escritor é uma atividade do projeto Viagem pela Literatura, premiado nacionalmente pelas políticas públicas de acesso e promoção da leitura. É realizado pela Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, espaço da Secretaria de Cultura de Vitória (Semc).
Álvaro José Silva, nascido em Vitória em 1950, é formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e possui especialização em Estudos Científicos de Comunicação pela Universidade Gama Filho. É membro do Instituto Histórico e Geográfico do ES e da Academia Espírito-Santense de Letras. Atuou por 29 anos na imprensa diária. É autor de obras abordando diversas temáticas, tais como o café, a história da aviação no ES, siderúrgia, além de romances como "Madrugada em Piedade", "O faxineiro" e "A bisa Ubalda".
Paulo Roberto Sodré é professor de Literatura Portuguesa na Ufes e possui mestrado e doutorado em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP). Autor de artigos em revistas especializadas, Sodré publicou diversos ensaios, com participação inclusive no "Bravos companheiros e fantasmas: estudos críticos sobre o autor capixaba", sobre Maria Antonieta Tatagiba, Reinaldo Santos Neves e poesia humorística produzida nos anos 1930 em Vitória-ES. Em uma construção literária de mais de 30 anos, Sodré já se aventurou por poemas, ficção e até literatura infantil. Destacam-se "De Ulisses a Telêmacos e outras epístolas", "Senhor Branco ou o indesejado das gentes" e o recente "Poemas Desconcertantes".