Notícias

Alunos do Núcleo de Capoeira recebem certificado de produção de berimbau

Publicada em 10/09/2019, às 13h45 | Atualizada em 10/09/2019, às 14h32

Por Ricardo Aiolfi, com edição de Matheus Thebaldi


Circuito Cultural
Alunos do Núcleo de Capoeira recebem certificado de produção de berimbau
Oficina permitiu que os alunos se aprimorassem ainda mais na dança e pudessem se aperfeiçoar para virar futuros instrutores

Mais do que aprender a jogar capoeira, os alunos do Núcleo de Capoeira do Circuito Cultural de Vitória puderam confeccionar o instrumento próprio da dança, o berimbau. Com 15 horas de duração, distribuídas durante cinco dias, a oficina permitiu que os alunos se aprimorassem ainda mais na dança e pudessem se aperfeiçoar para virar futuros instrutores do segmento artístico.

A confecção foi ministrada pelo instrutor André Luiz Fadini e por Sávio Santos de Oliveira, percussionista de uma banda de São Pedro. O encerramento da oficina foi marcado pela presença do secretário municipal de Cultura, Francisco Grijó, que entregou o certificado da oficina aos 20 alunos.

"A oficina de berimbau é algo único, que prioriza a manutenção de uma cultura, fundindo artesanato, dança, música e folclore. Temos orgulho, na Secretaria Municipal de Cultura (Semc), de provocar e partilhar essa experiência", ressaltou o secretário.

As oficinas de capoeira acontecem quase todos os dias nos turnos matutino, vespertino e noturno, além de turmas do tempo integral (matutino e vespertino) da rede municipal de ensino de Vitória.

"Como o berimbau é o principal instrumento da roda de capoeira, é importante que os alunos conheçam melhor como é o instrumento e como é confeccionado. Isso os torna capazes de serem melhores instrutores no futuro", afirmou André Luiz Fadini.

"Participei da oficina para ampliar meu vocabulário rítmico e cultural. Estou empolgado com meu novo instrumento e só tenho a agradecer por essa experiência e por conhecer um pouco mais dessa cultura", declarou Sávio.

O Circuito Cultural é um equipamento da Semc. 


Voltar ao topo da página