Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Alunos do Núcleo de Capoeira recebem certificado de produção de berimbau

Publicada em 10/09/2019, às 13h45 | Atualizada em 10/09/2019, às 14h32

Por Ricardo Aiolfi (rabarone@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Circuito Cultural

Alunos do Núcleo de Capoeira recebem certificado de produção de berimbau

Oficina permitiu que os alunos se aprimorassem ainda mais na dança e pudessem se aperfeiçoar para virar futuros instrutores

Mais do que aprender a jogar capoeira, os alunos do Núcleo de Capoeira do Circuito Cultural de Vitória puderam confeccionar o instrumento próprio da dança, o berimbau. Com 15 horas de duração, distribuídas durante cinco dias, a oficina permitiu que os alunos se aprimorassem ainda mais na dança e pudessem se aperfeiçoar para virar futuros instrutores do segmento artístico.

A confecção foi ministrada pelo instrutor André Luiz Fadini e por Sávio Santos de Oliveira, percussionista de uma banda de São Pedro. O encerramento da oficina foi marcado pela presença do secretário municipal de Cultura, Francisco Grijó, que entregou o certificado da oficina aos 20 alunos.

"A oficina de berimbau é algo único, que prioriza a manutenção de uma cultura, fundindo artesanato, dança, música e folclore. Temos orgulho, na Secretaria Municipal de Cultura (Semc), de provocar e partilhar essa experiência", ressaltou o secretário.

As oficinas de capoeira acontecem quase todos os dias nos turnos matutino, vespertino e noturno, além de turmas do tempo integral (matutino e vespertino) da rede municipal de ensino de Vitória.

"Como o berimbau é o principal instrumento da roda de capoeira, é importante que os alunos conheçam melhor como é o instrumento e como é confeccionado. Isso os torna capazes de serem melhores instrutores no futuro", afirmou André Luiz Fadini.

"Participei da oficina para ampliar meu vocabulário rítmico e cultural. Estou empolgado com meu novo instrumento e só tenho a agradecer por essa experiência e por conhecer um pouco mais dessa cultura", declarou Sávio.

O Circuito Cultural é um equipamento da Semc. 


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site