Notícias

Alunos do Ifes visitam obras de contenção de encostas da Prefeitura

Publicada em 24/07/2014, às 17h59

Por Marcus Monteiro (mmonteiroeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


André Sobral
Alunos do Ifes visitam obra de contenção
André Sobral
Alunos do Ifes visitam obra de contenção

Alunos do curso de Estradas do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) tiveram uma aula diferente na tarde desta quinta-feira (24). Professora da disciplina "Construção Civil Pesada", a arquiteta Anny Zorzal os levou para ver de perto as obras de contenção de encostas realizadas pela Prefeitura de Vitória.

Duas obras foram visitadas: a contenção da rua Barão de Monjardim e a obra da Curva do Saldanha, que está em fase de desmobilização. O engenheiro da Prefeitura Nelson Almeida acompanhou o grupo e explicou todas as etapas desenvolvidas pela Gerência de Drenagem e Contenção de Encostas da Secretaria Municipal de Obras (Semob) para a realização de uma obra, seja ela programada ou fruto de um deslizamento. Essas duas obras foram emergenciais, resultados de movimentação de terra e rochas após fortes chuvas.

Primeiro, eles foram à Curva do Saldanha. As intervenções começaram no início do ano para reparar os danos causados pelas fortes chuvas de 18 de dezembro de 2013, quando um deslizamento de terra, rochas e vegetação invadiu uma faixa de tráfego da via. A encosta foi recoberta com 2,6 mil metros quadrados de uma malha de aço e presa na rocha com 600 grampos, alguns com até 5 metros de comprimento. Na área mais elevada, foram construídos contrafortes para conter grandes blocos de rochas.

Depois, os alunos foram à encosta da rua Barão de Monjardim, que deslizou no dia 19 de março de 2013 por ocasião de uma chuva de 260 milímetros em apenas 24 horas.

A área estava catalogada no mapeamento de risco da cidade como de "risco médio" e deslizou sem apresentar qualquer indício de perigo. Foram construídos contrafortes e uma escada hidráulica foi instalada ao longo dos 400 metros do declive para reduzir a velocidade das águas por ocasião das chuvas. Ao seu lado, muros de contenção foram dispostos em pares para formar platôs e segurar a terra e a vegetação.

Contato

Anny Zorzal explicou que a oportunidade para os alunos foi única, pois tiveram contato com as técnicas adotadas na encosta para estabilizá-la.

Alexandre Bianque, um dos alunos do curso de Estradas, disse que visitar as obras é importante para a sua formação técnica. "É muito bom unir a teoria da sala de aula com a prática. Vimos na teoria todas essas técnicas usadas para conter a encosta. Ver a aplicação de verdade é muito legal".

De janeiro de 2013 até os dias atuais, foram investidos R$ 23 milhões em 40 obras de contenção de encostas, beneficiando diversos bairros da cidade. Outras 51 intervenções estão previstas para iniciarem tão logo os projetos sejam concluídos e encaminhados para licitação.

André Sobral
Alunos do Ifes visitam obra de contenção
André Sobral
Alunos do Ifes visitam obra de contenção

Voltar ao topo da página