Notícias

Alunos da Emef Maria Leonor Pereira da Silva fazem canoa havaiana

Publicada em 16/10/2019, às 15h14

Por Matheus Thebaldi (mgthebaldieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Alan Rodrigues Costa


Divulgação Seme
Alunos da rede municipal na canoa havaiana
Alunos da Emef Maria Leonor Pereira da Silva participam de aula semanal de canoa havaiana (ampliar)

Alunos do 5º ao 9º ano do tempo integral matutino da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria Leonor Pereira da Silva, de Santa Lúcia, estão tendo a oportunidade de, uma vez por semana, praticar canoa havaiana no Vitória Va’a Clube, na praia da Guarderia (na altura da Praça dos Desejos). 

São estudantes de 10 a 14 anos que aprendem não apenas o esporte, mas também lições ambientais e de cooperação. Veja galeria de fotos abaixo.

Alunos na canoa havaiana

Nova vivência

"Os alunos estão adorando essa nova atividade. É mais uma proposta que incrementa a grade pedagógica do tempo integral, proporcionando uma nova vivência aos alunos", revela o diretor da Emef, Wellington Klein.

"Nosso objetivo é possibilitar um novo conhecimento aos estudantes acerca de uma prática esportiva que também é nova para eles, e os resultados estão sendo incrívei"", conta a professora referência em Tempo Integral da unidade, Nely Alves de Miranda Costa, que coordena a atividade.

Ela completou: "A canoa envolve valores fundamentais que fazem parte dos processos pedagógicos em que os alunos estão inseridos, como o trabalho em equipe, a concentração, a disciplina, o foco e a empatia. Tem sido gratificante vê-los tão envolvidos, principalmente por refletir positivamente em sala de aula", afirma Nely.

Oportunidade

De acordo com o diretor-executivo e sócio do clube, Vitor Gava Guerra, a proposta é fomentar a prática da canoa havaiana entre os estudantes.

"Eu tinha vontade de fazer isso e proporcionar essa atividade para os estudantes da rede pública. Nesse início, a ação acontece uma vez por semana, às sextas-feiras, mas estamos caminhando para dois dias. Queremos dar oportunidade que essas crianças participem de uma competição júnior. A canoa havaiana é um esporte cooperativo e também desperta para as questões ambientais", disse Vitor.


Voltar ao topo da página