Notícias

Alunos da Emef Álvaro de Castro Mattos participam de oficinas de WebTV e Games

Publicada em 25/09/2019, às 13h45

Por Renata Moreira, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Seme
Oficina webtv e games
Os alunos vão aprender na prática como é feita a produção de vídeos para a internet
Divulgação Seme
Oficina webtv e games
Os estudantes discutem temas relacionados ao meio ambiente e a preservação das baleias

Alunos do 9° da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Álvaro de Castro Mattos participaram de oficinas de WebTV e Games, por meio do projeto Amigos da Jubarte. Durante as oficinas, os estudantes estão aprendendo sobre a importância da preservação da baleia Jubarte e de todo o meio ambiente marinho.

Em encontros presenciais, entre os meses de agosto e setembro, os alunos vão aprender na prática como é feita a produção de vídeos para a internet, além de criarem jogos interativos e educacionais.

Os Projetos Amigos da Jubarte, Jubarte.Lab e Golfinhos do Brasil são de realização do Instituto O Canal e Instituto Últimos Refúgios, em parceria com a Vale e o apoio nessa atividade da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Sebrae, Prefeitura de Vitória e Governo do Estado do Espírito Santo.

Segundo a empresa Molaa, responsável pela organização da oficina, a ação tem como objetivo “conectar as atividades de educação ambiental do Projeto Amigos da Jubarte com elementos lúdicos e uma metodologia empática baseada em ferramentas múltiplas eficazes e de impacto”.

Oficina de WebTV

Com a linguagem da WebTV utilizada por “Youtubers”, os estudantes discutem temas relacionados ao meio ambiente e a preservação das baleias Jubartes.

Em grupos, divididos entre câmera, som, apresentadores e produção, os estudantes produzem e editam vídeos didáticos com até dois minutos de duração.

Oficina de Games

Na oficina de games, os alunos se aproximam dos conceitos e das ferramentas básicas de desenvolvimento de jogos digitais. Com ela, eles exploram o lado prático e lúdico da criação de um game, sendo considerado o caráter ambiental e educativo desse produto diante da preservação das baleias Jubartes.

Os produtos gerados são disponibilizados na internet ao final das oficinas, para que qualquer pessoa possa consumir esse material e se sensibilizar com a beleza e a magnitude das baleias Jubartes. Acesse o vídeo no YouTube JUJUBA´S NIGHT e no Projeto Amigos da Jubarte 


Voltar ao topo da página