Notícias

Alegria e realização: 61 famílias recebem seus títulos de propriedade

Publicada em 08/11/2021, às 16h00

Por Andreza Lopes (aclopeseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Redução das desigualdades
  • Parcerias e meios de implementação

O fim da espera. Mais de 60 famílias de Vitória realizaram, na manhã deste sábado (6), o sonho de ter reconhecido o seu direito e, agora, podem dizer que são proprietárias de seus imóveis. A entrega dos Títulos de Regularização Fundiária aconteceu na quadra da Apae de Vitória, em Bento Ferreira, e teve a presença do prefeito Lorenzo Pazolini, do presidente da Assembleia Legislativa, Erick Musso, secretários municipais, diversas autoridades e membros da sociedade civil organizada.

Mais do que o reconhecimento de um direito e a segurança jurídica, o Título abre uma janela de possibilidades às famílias, garantindo a elas mais dignidade humana. Sem os procedimentos realizados pelo município, os ocupantes teriam grande dificuldade de obter o documento de propriedade do seu imóvel.

“São pessoas que aguardavam por 15, 20, 30, 45 anos para terem as escrituras do seu imóvel, do seu chão. Sem dúvida é um momento de muita emoção e de realização para a prefeitura de Vitória. Reafirmamos hoje o nosso compromisso com aqueles que mais precisam. Somente com ação e responsabilidade é possível trabalhar a cada dia mais por paz e igualdade na nossa cidade”, afirmou o prefeito Lorenzo Pazolini.

Dona Edna Conceição dos Passos, moradora do bairro Consolação, que aguardava há 45 anos pela escritura do seu imóvel, era só felicidade. Ela foi a primeira das 61 pessoas a assinarem os documentos.

“Meu sentimento é de muita alegria, depois de tanto tempo agora eu realmente tenho a minha casinha. Fui pra lá quando ainda era um lixão, fomos limpando e construindo a história da nossa família, mas não era dona de nada. Hoje agradeço a Deus e a prefeitura pelo meu canto”, disse a moradora.

Maria de Fátima Lauriano Ricardo, de 54 anos, do morro do Jaburu, passou mais da metade de sua vida esperando pela regularização da sua casa. “Há 30 anos tinha um documento que não tinha valor nenhum que uma senhora que nem mora mais no bairro me passou. Graças a Deus agora com o Pazolini surgiu esse negócio da escritura certinho. Eu nem sabia o que tinha que fazer direito. Hoje eu tô aqui, feliz com a minha casa documentada! Agora é só trabalhar e reformar o que é meu de direito”, declarou Maria de Fátima.

Com as entregas deste sábado, já são mais de 470 famílias beneficiadas, dos bairros Jaburu, Santa Martha e da comunidade da Floresta, encerrando uma espera que, em alguns casos, durava mais de 50 anos.

“Em toda história, Vitória entregou cerca de 3 mil títulos de propriedade. A administração do prefeito Pazolini está trabalhando para entregar o mesmo número em 4 anos. O recadastramento das famílias, agora, é feito de forma eletrônica, não sendo necessário que os moradores tirem, por exemplo, cópia dos seus documentos pessoais”, disse o secretário de Governo e de Desenvolvimento da Cidade e Habitação, Marcelo de Oliveira.

Retoma da regularização fundiária na Grande São Pedro

A Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec), também retomou o processo de regularização fundiária nos bairros Santo André e São José, na Grande São Pedro. A equipe da Secretaria está atualizando o cadastro dos moradores dos dois núcleos urbanos que foram contemplados com o projeto, para, ao fim do processo, emitir os Títulos de Regularização Fundiária. Serão mais 1300 famílias beneficiadas.


Voltar ao topo da página