Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Aldir Blanc: Vitória retoma tradição quase centenária no Centro Histórico

Publicada em

Por Maya Dorietto (modoriettoeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Foto Divulgação
Folia Mariana dos Pretos
Folia Mariana dos Pretos

Neste sábado (29), o Centro Histórico de Vitória será palco da retomada de uma celebração que não acontece há quase 100 anos: a Folia Mariana dos Pretos, um cortejo que percorre as ruas da capital para celebrar a fé dos negros em Nossa Senhora. 

A concentração será às 15h, na Escadaria da Piedade, de onde o grupo segue em descida pela Rua Sete até a Praça Costa Pereira, às 16h. Nesta edição, o cortejo contará com a participação especial do bloco Coisa de Negres. A programação se encerra às 18h, na Escadaria da Igreja do Rosário.

Foto Divulgação
Folia Mariana dos Pretos
Folia Mariana dos Pretos

A Folia Mariana dos Pretos é protagonizada pela Banda de Congo Viramundo, liderada pelo mestre Renato Santos, que reforça o simbolismo da retomada histórica. 

"Esse é um momento de celebração e também de reivindicação: voltamos com uma festa que nunca devia ter acabado na cidade. Desde 1932 a celebração do povo negro foi proibida aqui. São quase 100 anos sem esse cortejo. Vamos repetir: 'Quebra osso, tira sangue, mas tira saber'. Voltamos e vamos fazer isso todos os anos", afirma ele.

Foto Divulgação
Folia Mariana dos Pretos
Folia Mariana dos Pretos

Além da atividade deste sábado, novos cortejos estão programados para os dias 6 e 28 de dezembro, sempre com saída às 16h, novamente na Escadaria da Piedade. As celebrações passarão pelos principais pontos do Centro Histórico: Rua Sete, Praça Costa Pereira e Escadaria do Rosário.

O evento, que tem produção da Três por Quatro Produções e apoio da 100% Capixaba, integra proposta selecionada no Edital de Chamamento Público nº 003/2024 de seleção de propostas para apoio às expressões, celebrações e saberes tradicionais do congo e do ofício das paneleiras de Goiabeiras, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal.

A participação é livre para todos os públicos.