Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Aldir Blanc: projeto Primeiros Passos incentiva novos talentos do audiovisual capixaba

Publicada em

Por Maya Dorietto (modoriettoeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Foto Divulgação
Primeiros Passos

O setor audiovisual de Vitória ganha um importante incentivo com a realização do Projeto Primeiros Passos, iniciativa voltada ao apoio e desenvolvimento do primeiro projeto de realizadores iniciantes. As consultorias acontecem nos dias 5 e 6 de novembro, das 10h às 17h, na Casa Porto das Artes Plásticas, localizada no Centro de Vitória. As inscrições já estão abertas e seguem até essa sexta-feira (31).

A iniciativa integra o edital 004/2024, vinculado à Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), que apoia atividades e apresentações artístico-culturais. O projeto é realizado com apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), por meio do Fundo Municipal de Cultura (FunCultura).

Mais do que uma consultoria, o Primeiros Passos busca criar um ambiente de troca de experiências, formação e colaboração entre profissionais experientes e novos realizadores do setor audiovisual. A proposta é fortalecer a comunidade criativa local, ampliar as possibilidades de parcerias e estimular o surgimento de obras com maior qualidade e impacto.

Segundo Leandra Moreira, produtora com mais de 20 anos de experiência no mercado audiovisual e uma das consultoras do projeto, cada trabalho selecionado contará com acompanhamento personalizado. "Cada projeto terá duas sessões de consultoria, em roteiro e produção, somando duas horas de consulta para cada projeto. Cada encontro terá duração aproximada de 30 minutos. Serão selecionados seis projetos", explica Leandra.

Ao lado dela, o roteirista, consultor e diretor Gustavo Moraes também orientará os participantes, contribuindo para o amadurecimento criativo e técnico das propostas.

A ação é voltada a realizadores capixabas maiores de 18 anos, residentes no município de Vitória, que estejam desenvolvendo seu primeiro ou segundo projeto audiovisual, seja curta, média ou longa-metragem, nas modalidades de ficção, documentário, animação ou híbrido.

O evento será realizado na Casa Porto das Artes Plásticas, um espaço acessível, com elevador e portas largas. A produção também está preparada para disponibilizar intérprete de Libras, caso haja demanda de algum dos projetos selecionados.