Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Albergue do Migrante faz ação alusiva ao Setembro Amarelo

Publicada em

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Erradicação da pobreza
  • Redução das desigualdades
  • Paz, justiça e instituições eficazes
  • Parcerias e meios de implementação

Os acolhidos no Albergue do Migrante de Vitória receberam, na tarde desta sexta-feira (11), cuidados com o visual. A equipe do serviço colocou em prática o Projeto Barbearia Contêiner, desenvolvido em parceria com o programa Rede Abraço, do Instituto Fênix, que disponibilizou profissionais para a realização de cortes de cabelo e barba em todos os participantes.

A ação fez parte da programação alusiva ao Setembro Amarelo - que intensifica ações de prevenção ao suicídio e o cuidado com a saúde mental - e contou com uma roda de conversa reflexiva sobre a temática, com o propósito de debater os impactos do uso de substâncias nos agravos emocionais.

O coordenador do Albergue, Ivan de Campos Bragança, disse que o objetivo é atuar para elevar a autoestima dos migrantes acolhidos e assegurar que eles se sintam valorizados e integrados às ações da política de Assistência Social do município. "O encontro buscou fortalecer a rede de apoio institucional e garantir que os acolhidos tenham acesso a direitos, a escuta qualificada e à proteção", destacou ele.

A gerente de Proteção Social Especial de Alta Complexidade da Semas, Anacyrema Silva, ressaltou que o projeto faz parte do planejamento de ações voltadas à população migrante, oferecendo um acolhimento humanizado que restabelece os vínculos com a sociedade.

A secretária de Assistência Social e Vitória, Carla Scardua, concluiu afirmando que o município segue firme no compromisso de executar políticas públicas integradas, garantindo que o atendimento oferecido no albergue seja um caminho efetivo para a reconstrução de trajetórias seguras e para a plena garantia dos direitos de cada indivíduo assistido.