Notícias
Adolescentes do Projovem montam mosaico em muro do bairro Santo Antônio
Publicada em 22/09/2023, às 15h40 | Atualizada em 22/09/2023, às 15h43
Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Muitos caminhos podem levar ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Santo Antônio, mas, com certeza, o feito pela orla do bairro ficou ainda mais bonito. É que foi inaugurado, na quarta-feira (20), um grande mosaico construído no muro, que fica virado para a orla e dá acesso ao Cras.
A arte decorativa ganha contornos ainda mais especiais, porque contou com a participação de adolescentes de 15 a 17 anos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e da comunidade do entorno. O mural traz, de forma simbólica, o que jorra do coração da comunidade: carinho em forma de desenhos, de afetos retratados nas pinturas de coração, flores, sorvetes, amor, pássaros, etc.
A proposta de transformar o muro numa grande obra de artes nasceu com o projeto "De tessela em tessela... nossa comunidade se transforma", desenvolvido por meio da parceria com o projeto Emparede Arte Cultura Meio Ambiente, que conta com apoio do governo do Estado e Funcultura.
Segundo a psicóloga do Cras Santo Antônio, Joyce Minchio, o mosaico foi montado a muitas mãos. "Foi uma produção coletiva, contando com a participação do Cras, Escola Municipal de Ensino Fundamental Alvimar Silva, Lar da Menina, Família Mariani, do Centro Comunitário de Santo Antônio e famílias do entorno", comentou ela.
Joyce destacou que unir as famílias na montagem do mosaico foi mais uma forma de garantir maior aproximação com o serviço e despertar o sentimento de identificação e pertencimento de todos os participantes. "Vamos continuar apoiando iniciativas como essa e buscando sempre melhorias para oferecer um atendimento cada vez mais eficiente, humano e acolher e qualquer estratégia é valida", comentou.
A secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, disse que as famílias precisam conhecer, reconhecer e sentir que os espaços da Assistência Social são para todos que deles precisarem. "Os Cras são a porta de entrada para acesso a direitos e para a política pública da Assistência Social. Trazer a arte para fortalecer os concilia comunitários e vínculos de tantas famílias que participaram, é uma atribuição dessa Casa das Famílias como era conhecido logo no início da Política de Assistência Social", ressaltou Cintya.