Notícias

Ações colocam Vitória no roteiro dos visitantes que buscam o turismo de lazer

Publicada em 10/06/2019, às 16h54

Por Patrícia Arruda, com edição de Matheus Thebaldi


Flávio Almeida
Réveillon 2019 na Praia de Camburi
Réveillon levou milhares de moradores e turistas para a praia de Camburi
Leonardo Silveira
Carnaval 2019 - Pega no Samba
Carnaval de Vitória foi outro período que movimentou a rede hoteleira da capital

As ações de fomento ao turismo implementadas nos últimos anos têm contribuído para a inclusão da capital no roteiro dos viajantes dos mais diversos lugares do País e do mundo. Além da tradicional vocação para o turismo de negócios, Vitória tem mostrado seu potencial e atraído cada vez mais pessoas interessadas em conhecer as belezas, os encantos e a história da cidade.

Segundo dados do Observatório do Turismo de Vitória, em 2018, a taxa de ocupação hoteleira aumentou 20,6% na comparação com o ano anterior. Para este ano, a expectativa é que o crescimento seja ainda maior, como destaca o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento, Inovação e Turismo de Vitória (CDV), Leonardo Krohling.

"O Réveillon 2019 atraiu milhares de pessoas para ver o espetáculo de cores na praia de Camburi. Nossa taxa de ocupação hoteleira ficou em 98,8%. É um número bastante significativo, principalmente quando comparado ao mesmo período do ano passado, quando essa taxa ficou em 85,5%", disse.

Outros períodos de alta na ocupação hoteleira e que devem impulsionar os dados de 2019 foram o Carnaval do Brasil (+ 64,7%) e de Vitória (+22,1%), a Semana Santa (+13,8) e as férias escolares (+5,4%).

"Esse crescimento do turismo de lazer está ligado ao trabalho realizado na capital, que tem reinventado a sua diversidade econômica, agora voltada para várias atividades, entre elas, o turismo", completou Krohling.

Baleias

O turismo de observação de baleias jubarte também é uma grande aposta para este ano. Na temporada de 2018, entre os meses de junho e novembro, 893 turistas participaram das expedições e tiveram a oportunidade de observar as baleias que visitaram o litoral capixaba. Segundo o diretor de Turismo da CDV, Felipe Ramaldes, a expectativa é que esse número aumente este ano.

"Vitória apresenta as condições mais acessíveis para avistamento de baleias. A logística é muito fácil e após  uma hora do embarque já é possível avistar as primeiras baleias. Já iniciamos os preparativos para a temporada 2019, que passa por capacitação dos profissionais que atuam no ramo, Simpósio Latino-Americano, atividades culturais, educacionais e evento festivo", destaca.

Amigos da Jubarte
baleia jubarte saltando em mar aberto no litoral capixaba
Turismo de observação de baleias jubarte também é uma grande aposta para este ano
Leonardo Silveira
XV Festival da Torta Capixaba - Ilha das Caieiras
Festival da Torta Capixaba acontece no feriado da Semana Santa e conta com a participação de dezenas de expositores
Produtos turísticos estruturados em Vitória

1) Programa Visitar

O Visitar disponibiliza gratuitamente monitores capacitados em monumentos históricos do Centro Histórico de Vitória:

- Catedral Metropolitana de Vitória;
- Convento de São Francisco;
- Igreja do Rosário;
- Igreja de São Gonçalo;
- Capela de Santa Luzia,
- Convento do Carmo;
- Theatro Carlos Gomes.

2) Galpão das Paneleiras

A fabricação artesanal das panelas de barro é ofício das paneleiras de Goiabeiras, constituindo um saber passado por gerações há mais de 400 anos. A técnica utilizada é de origem indígena caracterizada por modelagem manual, queima a céu aberto e aplicação da tintura de tanino.

Esse saber foi apropriado dos índios por colonos e descedentes de escravos que vieram ocupar a margem do manguezal. O ofício das paneleiras foi reconhecido como Patrimônio Cultural Brasileiro, registrado em 2000, no Livro dos Saberes, do Instituto do Patrimônio Artístico Nacional – IPHAN.

3) Centros de Atendimento ao Turista (CAT´s)

Os CAT´s estão localizados em áreas estratégicas para o turismo da cidade, nos quais técnicos da Prefeitura de Vitória prestam informações sobre os atrativos turísticos e fazem a distribuição de mapas e fôlderes. Além disso, orientam os visitantes a se deslocarem pela cidade e em municípios vizinhos destacando as belezas da capital.

Centro de Atendimento ao Turista - Camburi
Módulo do Serviço de Orientação ao Exerício (SOE) da Praia de Camburi
Horário de funcionamento: De segunda a domingo das 10h às 17h

Centro de Atendimento ao Turista - Galpão das Paneleiras
Rua das Paneleiras 55 - Goiabeiras - Ver no mapa
Telefone: (27) 3327-0519
Horário de funcionamento: De segunda a sábado, das 8h às 18h30. Domingos, das 9h às 14h.

Centro de Atendimento ao Turista - Museu do Pescador
Rua Felicidade Correia dos Santos 1095 - Ilha das Caieiras - Ver no mapa
Horário de funcionamento: De terça a sexta das 13h às 17h; sábados, domingos e feriados, das 11h às 15h.

4) Turismo Náutico

Na pesca oceânica, Vitória é considerada a capital do marlin azul por deter recordes mundiais dessa espécie, o que estimula a realização de importantes competições. O ambiente marítimo natural favorece o desenvolvimento de esportes a vela, como windsurf e kitesurf.

5) Turismo de observação de baleia

A observação de baleias jubarte tem atraído cada vez mais moradores, turistas e pesquisadores à capital pela praticidade no deslocamento e tempo para chegar até as espécies. Famosas pelos seus saltos, elas podem ser vistas de 10 a 20 milhas náuticas (entre 20 a 40 quilômetros) de distância do litoral.

6) Projeto Tamar

Dois aquários para a observação de tartarugas marinhas e palestras sobre sua vida, reprodução e preservação são atrações do Centro de Visitação do Projeto Tamar, localizado na Ilha do Papagaio, uma área adjacente à Praça do Papa.

Os tanques têm dois e 30 mil litros e abrigam filhotes e espécies adultas de tartarugas verdes (Chelonia mydas), cabeçuda (Caretta caretta) e oliva (Lepidochelys olivacea). Outro atrativo do Centro de Visitação é a bela paisagem do entorno: uma vista panorâmica da baía de Vitória e da cidade de Vila Velha.

7) Regulamentação das atividades de ônibus turístico

Vitória conta com ônibus panorâmico de turismo, que possui a parte superior aberta para os passageiros terem uma visão privilegiada e ampla da cidade. O veículo tem 49 lugares disponíveis, inclusive para idosos, gestantes e pessoas com mobilidade reduzida. 

8) Festival da Torta Capixaba e Festival de Frutos do Mar

O evento acontece no feriado da Semana Santa e conta com a participação de dezenas de expositores que oferecem aos visitantes a torta capixaba, prato típico da culinária do Espírito Santo. A torta mistura frutos do mar, bacalhau, cebola e palmito e tem um sabor especial para a comunidade local, por valorizar a cultura da região. Além disso, a programação conta com atrações artísticas de samba, o chorinho, o sertanejo e forró ta para acompanhar as delícias gastronômicas do evento.

9) Réveillon

Em Vitória, o Réveillon é marcado pela queima de fogos e pelos shows musicais que ocorrem na praia de Camburi. À meia noite, um espetáculo de luzes coloridas cobre o céu. Todos os anos, o show pirotécnico proporciona um espetáculo de luzes e cores que leva ao local diversos moradores de Vitória e turistas. Além dos fogos, cantores capixabas ajudam a alegrar o público até as primeiras horas do ano. Do outro lado da cidade, a Prefeitura também realiza programação de Ano-Novo, com queima de fogos e shows com artistas locais, na Prainha de Santo Antônio e na Ilha das Caieiras.

10) Carnaval de Vitória

Com o slogan “O Carnaval do Brasil começa aqui”, o desfile das escolas de samba na capital acontece na sexta e sábado da semana anterior ao Carnaval oficial. Pelo Sambão do Povo, passam escolas da capital e de outros municípios da Região Metropolitana. 

11) Apoio ao festival de esportes náuticos "Taça Cidade de Vitória"

A prova é realizada em dois quilômetros da orla, no trecho entre a Aaenida Adalberto Simão Nader e o Clube dos Oficiais. São cerca de 100 equipes participantes de todo o Brasil. O evento de pesca e arremesso é tradicional em nosso calendário e abre as portas para as celebrações do aniversário de Vitória, celebrado no dia 8 de setembro.

12) Regulamentação das áreas de embarque e desembarque para transporte aquático

13) Lançamento de edital de apoio a eventos que geram fluxo turístico

Leonardo Silveira
Capixaba Bus Tour (Ônibus Turístico) no Parque Moscoso
Ônibus turísticos é atrativo para visitantes conhecerem monumentos e pontos da capital
Diego Alves
CATEDRAL DE VITÓRIA
Catedral Metropolitana é um dos monumentos que compõem o Visitar Centro Histórico

Voltar ao topo da página