Notícias

Ação de limpeza retira 2 toneladas de resíduos no manguezal de São Pedro

Publicada em 05/02/2024, às 17h55 | Atualizada em 05/02/2024, às 17h58

Por Deyvison Longui (dlbatistaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


  • Cidades e comunidades sustentáveis
  • Vida na água
  • Parcerias e meios de implementação

Foto Divulgação
Ação de limpeza retira 2 toneladas de resíduos no manguezal de São de São Pedro

Quase 2 toneladas de resíduos. Esse foi o montante recolhido do manguezal da orla da região de São Pedro, que foi palco de um grande movimento de limpeza na manhã desta segunda-feira (5). A ação de mobilização contou com o apoio da comunidade local, dos catadores de caranguejo e de pescadores, além de servidores das secretarias envolvidas na iniciativa.

"Foi uma linda e importante ação de mobilização, que teve como objetivo sensibilizar a população da capital sobre a importância de cuidar e preservar esse ecossistema, que faz parte da cultura da nossa cidade", destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger, lembrando que a iniciativa também contou com abordagens educativas junto à população local, comércios e residências.

"A ação é de extrema importância para manter nosso manguezal limpo, proporcionando aos catadores melhores condições para tirar o seu sustento." destacou o subsecretário de Serviços Urbanos, João Vicente.

A ação ocorreu por terra e água e, logo cedo, os participantes colocaram à mão na massa e foram à campo fazer a limpeza do manguezal. As ações de limpeza empreendidas nas áreas mais internas do manguezal foram conduzidas por um grupo de catadores de caranguejo em suas embarcações com o apoio embarcado dos agentes de Fiscalização da Semmam e do Salvamar. No total, no final da manhã, foram recolhidos 1 tonelada e 920 quilos de resíduos.

"A ação Manguezal de Vitória, Conhecer para Preservar, como batizamos, é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com grupos sociais, como catadores de caranguejo, pescadores, Synergia, além da equipe embarcada do programa Salvamar e dos coletores de Resíduos da Secretaria de Serviços", completou o Secretário de meio Ambiente.

Foto Divulgação
Ação de limpeza retira 2 toneladas de resíduos no manguezal de São de São Pedro

Período da andada

A ação também tem como objetivo reforçar sobre a campanha de divulgação do segundo período de andada do caranguejo-uçá (Ucides cordatus), que tem início no próximo dia 10 e vai até o dia 15 de fevereiro. A proibição da cata e da comercialização visa à preservação da espécie.

A andada é o período reprodutivo dos caranguejos e ocorre quando os machos e as fêmeas saem de suas tocas e andam pelo manguezal para se acasalarem e as fêmeas liberarem os ovos. O novo calendário está alinhado com a Portaria Nº 325, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para o ano de 2024, em função de os períodos estimados cientificamente coincidirem com as estimativas nacionais.

O calendário foi aprovado pela sociedade civil, em reunião pública, e pela Comissão Tripartite Estadual, composta por órgãos ambientais federais, estaduais e municipais.

Período das andadas:
1º Período: de 12 a 17 de janeiro de 2024 (Lua Nova)
2º Período: de 10 a 15 de fevereiro de 2024 (Lua Nova)
3º Período: de 11 a 16 de março de 2024 (Lua Nova)
4ª Período: de 9 a 14 de abril de 2024 (Lua Nova)


Voltar ao topo da página