Notícias

Abrigo de Jabour promove cafe da manhã em comemoração pelo Dia das Mães

Publicada em 10/05/2019, às 11h45 | Atualizada em 10/05/2019, às 14h07

Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi


Paula M. Bourguignon
Dia das mães no abrigo Jabour
Abrigo de Jabour promoveu café da manhã em comemoração pelo Dia das Mães
Paula M. Bourguignon
Dia das mães no abrigo Jabour Personagem José Abreu
"Sinto falta de minha mãe. Era meu alicerce, era tudo para mim", disse José de Abreu

Carinho, afeto e amor. O abrigo de Jabour é um espaço de moradia provisória para adultos em situação de rua. Para levar um momento de socialização para os assistidos, aconteceu um café da manhã nesta sexta (10) em comemoração pelo Dia das Mães.

Foi um momento de confraternização e partilha, contando com uma deliciosa mesa com sucos, frutas, pães, bolos e café com leite. Tudo da melhor qualidade para homenagear as mamães que moram no abrigo e para as servidoras que trabalham no local.

As pessoas ainda assistiram a uma apresentação do cuidador Ramon Neves Metzker, que cantou a música "Mãe", de Sergio Saas. Em seguida, foi a vez do assistido Pedro Jorge Guimarães Xavier recitar o poema "Nomear um dia".

"Sou mãe de três meninas. O amor de mãe é sincero e é simples nos pequenos atos. Minha mãe era uma mulher muto sábia e educou muito bem os meus 10 irmãos. Aprendi com ela a cuidar e dar carinho e amor para os outros", disse Diana Souza lacerda, 28, que ganhou até uma "avó" no abrigo:

"Tenho muito carinho pela Maria Dias, chamo carinhosamente ela de "vó". Dormimos e acordamos no mesmo quarto".

Paula M. Bourguignon
Dia das mães no abrigo Jabour Personagens Diana e Maria Dias
Diana Souza lacerda mostra carinho que avó que "adotou" no abrigo, Maria Dias
Paula M. Bourguignon
Dia das mães no abrigo Jabour Personagem Alzimeria de Oliveira Leite
"Damos carinho e recebemos em troca a amizade e confiança deles (assistidos)", disse Alzimeria

Saudade

"Me emociono muito ao falar de mãe. Minha mãe era pai e mãe. Muito trabalhadora. Sinto falta dela. Era meu alicerce, era tudo para mim", comentou o assistido José Maria de Abreu, 61.

Amizade

A auxiliar de serviços gerais do abrigo Alzimeria de Oliveira Leite é mãe de Rossine, 36, e Mateus, 34, e disse ser muito bom participar desse momento de confraternização. "Damos carinho e recebemos em troca a amizade e confiança deles".

Apesar de não ter filhos biológicos, a auxiliar de serviços gerais Ana Volkers demonstra muito apreço por todos os assistidos. "Cuido deles como se fossem meus filhos de coração. Isso é um aprendizado. Temos troca de amor e afeto constantemente".

Relação interpessoal

"O fato deles estarem no abrigo não significa serem excluídos da sociedade. Esse é um dos motivos para celebrarmos datas socioculturais, como Dia das Mães, Dia dos Pais, Páscoa ou Natal, por exemplo. Aqui temos mães, pais, tios e filhos. Essas comemorações permite promover entrosamento, fortalecimento de vínculos e melhoria no relacionamento pessoal deles e com a equipe. Os próprios assistidos demandam isso para nós", explicou a psicóloga do abrigo de Jabour, Ursola Souza Campanaro.

Paula M. Bourguignon
Dia das mães no abrigo Jabour Personagem Ana Volkers
"Cuido deles (assistidos) como se fossem meus filhos de coração", afirmou Ana Volckers
Paula M. Bourguignon
Dia das mães no abrigo Jabour Personagem cuidador Ramon Neves Metzker
Cuidador Ramon Neves Metzker fez apresentação e cantou a música "Mãe"

Voltar ao topo da página