Roda de conversa sobre a importância da comunicação no processo de superação com acolhidos do Abrigo 1.
Inspirados na icônica frase do famoso comunicador brasileiro Chacrinha, "quem não se comunica, se trumbica", o Abrigo Institucional de Adultos e Famílias (Abrigo 1) promoveu uma roda de conversa com os acolhidos sobre a importância da comunicação e escuta no processo de inserção no mundo do trabalho. Na condução da conversa, que ocorreu na manhã desta quinta-feira (9), o educador social, radialista e locutor publicitário, Carlos Ribeiro.
De acordo com Rodrigo Trindade, coordenador do espaço, a proposta foi aproveitar o talento e o currículo extenso do educador social para levar para os acolhidos informações para que pudessem começar a desenvolver suas habilidades para uma comunicação clara, objetiva, segura e, ainda, que transmita empatia para quem escuta. Carlos Ribeiro já atuou em rádios do segmento AM nos anos 2000, e em 2014 iniciou um projeto de rádio comunitária em Cariacica, Hoje, se dedica sobretudo à criação e produção de propagandas no seu home estúdio.
Foto Divulgação
Roda de conversa sobre a importância da comunicação no processo de superação com acolhidos do Abrigo 1.
Rodrigo explicou que a palestra foi planejada como mais uma estratégia de melhorar a comunicação interpessoal e profissional, bem como promovendo relacionamentos mais eficazes nas interações do dia a dia. "Acreditamos que ao desenvolverem essas habilidades, nossos acolhidos pode ampliar as oportunidades de inserção social e no mundo do trabalho e, consequentemente, a superação da condição de rua", defendeu o coordenador.
Na avaliação de Antônio Marcos Missias, a atividade foi muito importante para entender que é preciso prestar atenção, também, na comunicação não só verbal. "A gente tem que olhar nos olhos para demonstrar que estamos prestando atenção. Dar ouvidos é muito importante principalmente quando você está numa conversa séria numa entrevista de emprego ou relatando um fato que requer atenção", comentou ele.
Foto Divulgação
Roda de conversa sobre a importância da comunicação no processo de superação com acolhidos do Abrigo 1.
João Carlos Rodrigues disse que as pessoas precisam saber ouvir, principalmente, o que tem a dizer as pessoas em situação de rua. "A pessoa que está em situação de rua tem uma história por trás. Tem grande história sobre o que levou a ela a essa situação deplorável de rua. A comunicação é tão importante pra você detectar o problema dessa pessoa até mesmo fazer com que ela enxergue o seu próprio problema", ponderou ele.
A secretária de Assistência Social de Vitória, Soraya Mannato, enfatiza que a orientação para todos os serviços socioassistenciais de Vitória é que sejam aplicados todos os esforços para garantir os direitos a todos indivíduos que buscarem apoio para superação da condição de vulnerabilidades.