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Abordagem Social reformula o atendimento à população de rua durante a pandemia

Publicada em 08/12/2020, às 14h19

Por Edlamara Conti (econti@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


  • Erradicação da pobreza
  • Fome zero e agricultura sustentável
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Divulgação Semas

Abordagem a pessoas em situação de rua

Servidores adotaram novos procedimentos de segurança nas abordagens e passaram a levar orientações técnicas sobre prevenção à Covid (Ampliar imagem)

Para continuar atendendo e ofertando oportunidades de mudança de vida para pessoas em situação de rua em Vitória, o Serviço Especializado de Abordagem Social, ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), reformulou a forma de trabalhar durante a pandemia da Covid-19.

Além das rotinas diárias de trabalho, os profissionais adotaram novos procedimentos de segurança nas abordagens e passaram a levar orientações técnicas sobre prevenção à doença para essa população.

Acostumadas a orientar para inscrição no CadÚnico - que dá acesso a programas governamentais, como o Bolsa Família - e a auxiliar para retirada de documentação, as equipes acrescentaram às suas rotinas informações para obtenção do Auxílio Emergencial. 

"A população em situação de rua está entre as mais vulneráveis durante a pandemia. O acesso a esses recursos era fundamental neste momento", disse a coordenadora do serviço, Luciana Gatti.

Roteiros

Além disso, refizeram os roteiros de monitoramento pela cidade e criaram dinâmicas específicas para as pessoas em situação de rua pertencentes aos grupos de risco de infecção pelo coronavirus. Para elas, as equipes orientam tanto para prevenção quanto sobre os serviços de atendimento para infectados.

"Intensificamos o atendimento aos chamados recebidos pelo 156, especialmente os que tratavam de situações emergenciais, como as que envolvem crianças e adolescentes, idosos, pessoa com deficiência, gestantes, pessoas com suspeita de transtorno mental, pessoas com sintomas de desorientação", lembra Luciana.

Proteção

Para a própria proteção, os profissionais passaram a utilizar máscaras, luvas, aventais, escudo facial e álcool 70° em todos os atendimentos. E os funcionários que se enquadram em grupos de risco ficaram dedicados ao trabalho em home office (remoto).


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


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