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Abertura de processos na Prefeitura de Vitória será on-line

Publicada em 30/03/2020, às 17h20

Por Danielly Campos (dscampos@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


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Imagem divulgação

Abertura de processos on-line no Protocolo

Munícipes devem acessar o Portal de Serviços e clicar no ícone "abertura de processos" (Ampliar imagem)

O Protocolo Geral da Prefeitura de Vitória vai receber apenas processos virtuais, acabando com a entrega de papéis. A Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Sub-TI) criou o serviço “Abertura de processos”, disponível no Portal de Serviços, que permitirá ao cidadão abrir seu processo de qualquer lugar, hora ou dia da semana, gerando economia de tempo e otimizando os gastos públicos.

O setor recebe, em média, cerca de 800 processos de mais de 3 mil assuntos variados por dia. Antes, o interessado se dirigia a um posto de atendimento na sede da Prefeitura, em Bento Ferreira, ou no Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac), na Enseada do Suá, e dava entrada nos documentos em papel.

Neste momento de pandemia do coronavírus (Covid-19), o Protocolo inovou e passou a receber e-mails com os pedidos dos contribuintes, o que gerou processos virtuais na plataforma, que já estava em teste pela Sub-TI. Agora, a novidade é que o próprio interessado poderá fazer o cadastro do seu processo virtual direto no portal da Prefeitura.

Basta entrar no site e preencher o CPF e o nome. Se já for cadastrado, já descreve o assunto e recebe a lista dos documentos obrigatórios para anexar. Caso não tenha cadastro, basta fazer no Portal do Cidadão. O sistema aceita documentos em formato PDF. Depois, basta acompanhar, também de maneira virtual, o andamento do mesmo.

Inteligente

"A equipe da Sub-TI trabalhou muito para colocar esse importante sistema para funcionar. Ele não vai somente eliminar 800 processos em papel por dia. Hoje, a economia não é mensurável: além do papel, temos uma equipe grande que trabalha no recebimento, montagem, entrega e arquivamento deles. Vamos otimizar espaço e tempo do servidor, além de tornar o serviço mais eficiente para o morador, dentro do conceito de cidade inteligente", afirmou o assessor especial e responsável pela Sub-TI, Márcio Passos.

O secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação, Alberto Salume, concorda. "O marco dessa gestão é trabalhar com o conceito de cidade inteligente por meio dos serviços on-line, sem papel, menos burocracia, de uma forma que facilita ainda mais a vida das pessoas", disse.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


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