A Arte é Nossa: mural "O Bonde da História" ganha novas cores no Centro
Publicada em
Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi
Divulgação Semc
Cores pastéis originais do mural "O Bonde da História" estão sendo substituídas por cores vivas (ampliar)
Divulgação Semc
Mural no Centro retrata 16 prédios históricos da capital (ampliar)
Intitulado de "O Bonde da História", um dos primeiros trabalhos realizados pelo projeto A Arte é Nossa está ganhando cara nova. Entregue em 2014, o mural, que retrata 16 prédios históricos da capital, entre eles a Fafi e o Theatro Carlos Gomes, está localizado no muro do estacionamento do Ministério da Fazenda, na avenida Princesa Isabel, esquina com a Barão de Itapemirim, no Centro.
O local está passando por um processo de reforma e restauro. As cores pastéis originais estão sendo substituídas por cores vivas.
O trabalho está sendo realizado por Antônio Natural, um dos artistas responsáveis pelo trabalho original ao lado de Dione. A intervenção recria – por um mural em relevo - o caminho feito pelo bonde no início do século XX, mas agora com um novo trajeto, que apresenta aos moradores e visitantes de Vitória alguns dos prédios históricos mais importantes da cidade.
Humanização de espaços públicos
O trabalho faz parte do projeto "A Arte é Nossa", uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) que tem como objetivo humanizar os espaços públicos e democratizar a produção artística local.
"As intervenções artístico-urbanas aproximam munícipes do seu universo por meio da arte. Nesse sentido, a reforma e o restauro desse trabalho artístico transformarão, agora com mais cores, o espaço público, contribuindo com o sentimento da comunidade em relação a esse espaço", disse a coordenadora do projeto, Fernanda Bellumat.