Notícias
Seminário vai debater os novos rumos da música e de cultura livres
Publicada em 21/10/2011, às 14h35
Por Brunella França, com edição de Deyvison Longui

O mercado da música se transforma a cada dia, gerando novas possibilidades e discussões sobre o assunto. E é esse vasto tema que será abordado no Seminário “Caminhando e Cantando e Carregando Caixa”, que acontece nos dias 27 e 28 de outubro, sempre às 16 horas, no auditório do Museu de Arte do Espírito Santo (Maes). O evento é gratuito e faz parte da programação do II Festival Música Livre.
Durante o primeiro dia, o debate gira em torno da relação entre a criação musical e as mídias de divulgação. A mesa-redonda será mediada pelo jornalista Henrique Alves (ES) e traz como convidados o articulador cultural Cláudio Prado (SP), a jornalista Olivia Bandeira (RJ) e os professores Daniel Castanheira (RJ) e Marcus Neves (ES).
Já o segundo dia de bate-papo tratará das alternativas de cultura livre, com relatos de experiências de criações que dialogam com as novas mídias. A mediação é do artista visual e professor Ericson Pires (RJ) e os convidados são o cantor Jefinho Faraó (ES), o professor Júlio Diniz (RJ) e o articulador cultural Pablo Capilé (MT).
O Festival Música Livre e o Seminário “Caminhando e Cantando e Carregando Caixa” são uma realização da articulação Fora do Eixo ES em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, o Sebrae-ES e a Secretaria de Estado da Cultura.
II Festival Música Livre
De 27 a 29 de outubro, o Festival Música Livre leva ao Saldanha da Gama atrações de todos os cantos do país, que traduzem o atual momento da música popular brasileira. Além de atrações locais e nacionais, o festival recebe Móveis Coloniais de Acaju (DF), Letuce (RJ) e Black Drawing Chalks (GO), alguns dos nomes de destaque que hoje representam a nova cara da música brasileira. A programação inclui, ainda, DJs, performances, projeções e a realização da Feira Solidária.
SERVIÇO
Seminário “Caminhando e Cantando e Carregando Caixa”
Quando: 27 e 28 de outubro, às 16 horas.
Onde: Museu de Arte do Espírito Santo (MAES), Avenida Jerônimo Monteiro, Centro.
Entrada gratuita.
Programação
Quinta-feira (27)
Mesa 1 – Os Caminhos do Meio
Perspectivas históricas sobre a relação da música com as mídias de divulgação.
Mediação: Henrique Alves (ES), jornalista.
Convidados: Daniel Castanheira (RJ), músico e professor da UERJ; Marcus Neves (ES), músico experimental e professor da UFES; Cláudio Prado (SP), articulador cultural da Casa de Cultura Digital; Olivia Bandeira (RJ), jornalista do site Overmundo.
Sexta-feira (28)
Mesa 2 – Experiências do Mundo Livre
Com a atual reconfiguração da cultura, os músicos deixam de pertencer somente à categoria de artistas para também se tornarem artesãos de sua própria produção. A mesa apresenta algumas experiências e caminhos de criação que dialogam com as novas mídias.
Mediação: Ericson Pires (RJ), artista visual e professor da UERJ.
Convidados: Júlio Diniz (RJ), pesquisador e professor da PUC-RJ; Jefinho Faraó (ES), cantor; Pablo Capilé (MT), articulador cultural do Fora do Eixo.