Notícias

Conversa com o Procon traz orientações sobre preços elevados em supermercados

Publicada em 28/05/2021, às 11h05

Por Regina Freitas, com edição de Matheus Thebaldi


  • Educação de qualidade
  • Consumo e produção responsáveis

Imagem divulgação
Conversa com o Procon
Vídeos da "Conversa com o Procon" trazem dicas para um consumo consciente (ampliar)

Ir ao supermercado e se surpreender com o preço de algum produto virou rotina. Os valores elevados nos estabelecimentos estão entre as principais queixas dos consumidores no Procon de Vitória.

Por isso, o vídeo da "Conversa com o Procon" desta sexta-feira (27) traz dicas importantes para os clientes. 

"Para auxiliar o consumidor, o Procon de Vitória realiza mensalmente uma pesquisa de produtos de primeira necessidade em vários supermercados da capital, facilitando na hora de fazer suas compras. Estamos buscando sempre apresentar uma variável de preços e estabelecimentos. É um trabalho minucioso", disse a gerente do Procon, Denize Izaita.

A pesquisa em supermercados da capital divulgada no início de maio apontou que a diferença de preço entre os produtos pode chegar a 207,27%.

Denize destaca, ainda, a importância de pesquisar antes de ir às compras. Se o consumidor tiver alguma dúvida quanto ao comportamento antieconômico ou especulativo dos preços praticados, deve denunciar no APP Procon Vitória, no Fala Vitória 156 ou no site da Prefeitura de Vitória.

Além da pesquisa de itens de primeira necessidade nos supermercados, o Procon faz levantamentos de preços em datas comemorativas. A mais atual é a do Dia dos Namorados. As pesquisas estão disponíveis no APP Procon Vitória. 

Outro levantamento importante feito recentemente foi com itens de prevenção ao coronavírus (máscaras e álcool em gel). Neste, a equipe encontrou uma variação de até 225,92% no valor do álcool em gel.


Voltar ao topo da página