Notícias

Voluntários da Defesa Civil farão capacitação para identificar risco estrutural

Publicada em 24/07/2019, às 17h50

Por Melissa Künsch, com edição de Matheus Thebaldi


Flávio Almeida
Defesa civil
Voluntários passam por capacitação para evitar desastres e avaliar risco em suas comunidades

A Defesa Civil de Vitória realiza nesta quinta-feira (25) o terceiro módulo de capacitação de voluntários para atuação nos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdec´s), no auditório do Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac), na Enseada do Suá, às 18h30.

Nesta fase, os cerca de 100 participantes da capacitação receberão orientações sobre risco estrutural.

"Durante a capacitação, os voluntários vão entender como identificar quando um imóvel apresenta risco estrutural. É importante saberem quando uma edificação pode apresentar risco e, principalmente, como proceder em casos assim", explicou o coordenador da Defesa Civil de Vitória, Jonathan Jantorno.

Núcleos

Os Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil têm por objetivo envolver as comunidades situadas em áreas de risco no processo de reflexão sobre a realidade dos riscos, incentivando a construção de uma consciência coletiva acerca da preservação do meio ambiente local, sob a ótica da minimização dos desastres.

Após esta etapa sobre risco estrutural, os voluntários terão ainda mais dois módulos de capacitação: no dia 8 de agosto, o tema será Educação Ambiental e Fiscalização e, nos dias 17 e 24 de agosto, Primeiros Socorros e Combate a Incêndios.


Voltar ao topo da página