Notícias

Santa Lúcia ganha iluminação mais potente e moderna

Publicada em 16/07/2019, às 07h12

Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Setran
Nova iluminação em Santa Lúcia
Vias do bairro Santa Lúcia ganharam luminárias mais eficientes do tipo led
Divulgação Setran
Nova iluminação em Santa Lúcia
Nova iluminação é mais potente e também gera economia

Mais uma etapa do projeto Bairro Iluminado foi finalizada. Luminárias mais eficientes do tipo led substituíram as antigas lâmpadas de vapor de sódio no bairro Santa Lúcia.

Foram instaladas 306 luminárias nas vias do bairro. A Prefeitura de Vitória investiu R$ 395 mil e o retorno, assim como ocorre em outros bairros, virá com a economia no consumo a ser gerada. Essa nova tecnologia proporciona uma economia de 54,03% nos gastos públicos.

Além de ser mais potente, a iluminação direciona melhor a luz e a deixa mais uniforme, aumentando a visibilidade de motoristas e pedestres.

Próximos bairros

Os próximos bairros atendidos serão Centro e parque Moscoso, a Vila Rubim, Tabuazeiro, Maruipe. Praia do Suá, Ilha frade e do Boi.

"O projeto Bairro Iluminado é um projeto contínuo que contempla toda a cidade. Após essa etapa, só faltarão sete bairros para que a capital toda receba as novas luminárias. Estão previstas a retirada de 1.579 luminárias e a colocação de 1.708 lâmpadas. A economia, em torno de 65 mil kWh, fica entre R$ 25 a 30 mil por mês", pontuou a secretária de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória Ana Elisa Amorim.

Metas

Dezenas de bairros já foram atendidos e estão mais belos e seguros. O Plano de Metas prevê que, até 2020, todos os bairros de Vitória já contem com a nova iluminação. 

Os principais corredores e suas entradas também foram beneficiados, como as avenidas Beira-Mar, Maruípe, Reta da Penha, Desembargador Santos Neves, Paulino Muller, Saturnino de Brito, Américo Buaiz, Rio Branco, César Hilal, Vitória e Nossa Senhora dos Navegantes. A nova Adalberto Simão Nader também foi contemplada.

As novas lâmpadas são mais potentes e modernas. As lâmpadas de luzes amareladas, que são antigas e de vapor de sódio, deram lugar a luminárias de led ou de vapor metálico com a cor branca, que são mais eficientes. 


Voltar ao topo da página