Notícias

Augustos´Bar passa a ser referência como patrimônio municipal

Publicada em 17/05/2010, às 09h00 | Atualizada em 17/05/2010, às 16h27

Por Danielly Campos, com edição de Deyvison Longui


Carlos Antolini
Imóvel tombado pelo patrimônio histórico na Rua Gama Rosa, 154,Centro de Vitória
Em estilo arquitetônico eclético, a edificação, construída no início do século XX, possui um pavimento

Além de point cultural, o Augustos, famoso pelas quintas com jazz na cidade, passará a ser referência como patrimônio municipal. Ele funciona na rua Gama Rosa, 154,

O processo de tombamento foi iniciado, em 2007, por iniciativa do empresário Ennio Mondenesi Pereira, de 78 anos. É o primeiro imóvel com reconhecimento do valor histórico cujo processo foi aberto por iniciativa do dono da edificação.

"Comprei o terreno em 1990. Na época, uma equipe da Prefeitura orientou a fazer a recuperação da fachada, pois poderia ter isenção de IPTU. Eles deram assessoria no sentido de fornecer a planta e ajudar no estudo de cores para definir a melhor tonalidade das paredes", afirmou.

Mondenesi recebeu a notícia do tombamento com surpresa. De acordo com ele, para a restauração da edificação foi contratado um gesseiro carioca que fez trabalhos no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

"O investimento foi de R$ 11 mil", ressaltou. Em estilo arquitetônico eclético, a edificação, construída no início do século XX, possui um pavimento. A construção aconteceu no governo de Florentino Avidos e fazia parte de um conjunto de habitações "higiênicas", das quais existem poucos remanescentes, para servidores públicos.


Voltar ao topo da página