Notícias

Reta do Aeroporto ganha nova iluminação e fiação subterrânea

Publicada em 15/05/2015, às 12h05

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Nova Iluminação Reta do Aeroporto
Reta do Aeroporto recebeu postes de aço galvanizado com lâmpadas LED
André Sobral
Nova Iluminação Reta do Aeroporto
Trecho na altura do Aeroporto ficou mais iluminado e trouxe mais segurança para motoristas, ciclistas e pedestres

Melhorar a iluminação da Reta do Aeroporto era uma antiga reivindicação de todos que trafegavam pela via. Motoristas, ciclistas e pedestres que passam nesse trecho agora estão comemorando a instalação das novas luminárias na via.

Em um trecho de 2 quilômetros, foram instalados 114 postes de aço galvanizado (mais resistentes à corrosão e com melhor manutenção) com lâmpadas LED, que são cerca de 60% mais econômicas que as de vapor.

"Com essa melhoria, procuramos atender não apenas os motoristas, mas também os ciclistas e pedestres, ao disponibilizarmos as luminárias em condições de iluminar também a ciclovia da via", explicou o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran), Josivaldo de Andrade.

Segurança

Luane Miranda, 21, e Lucinéia Ricardo, 27, colegas de trabalho de um supermercado da região, afirmam que a boa iluminação traz mais segurança tanto para os motoristas quanto para os pedestres. "Essa iluminação, além de prevenir acidentes de trânsito, traz a sensação de segurança, mesmo quando estou sozinha no ponto esperando o ônibus", conta Luane.

O vigilante Sebastião Rocha, morador de Jardim Carapina e que frequentemente usa a ciclovia da Reta do Aeroporto para ir trabalhar na Mata da Praia, elogiou a melhoria. "Antes, a gente só enxergava alguma coisa por causa dos faróis dos carros, o que também não era muito bom, porque quase nos cegava. Agora está ótimo, todo o investimento na cidade é positivo".

Além da iluminação, a obra na Reta do Aeroporto também permitiu a instalação de cabos elétricos subterrâneos, armazenados em caixas subterrâneas concretadas, para evitar o furto dos fios de cobre.

André Sobral
Nova Iluminação Reta do Aeroporto
Luane e Lucinéia afirmam que a boa iluminação traz mais segurança tanto para os motoristas quanto para os pedestres
André Sobral
Nova Iluminação Reta do Aeroporto
Vigilante Sebastião Rocha, que passa de bicicleta pela Reta do Aeroporto, elogiou a nova iluminação

Voltar ao topo da página