Imprensa
Revisão do PDU: começa escuta de entidades da sociedade civil organizada
Publicada em | Atualizada em
Por Danielly Campos, com edição de SEGOV/SUB-COM

Agora é a vez de entidades ligadas ao mercado imobiliário, ao comércio, à indústria, ao patrimônio histórico, ao turismo, ao meio ambiente, à mobilidade e ao planejamento urbano e infraestrutura apresentarem as suas contribuições para o desenvolvimento e crescimento de Vitória para os próximos 10 anos. Começou a rodada de escuta das instituições desses segmentos no projeto Minha Vitória - Revisão do Plano Diretor Urbano (PDU) 2016/2026.
Os representantes e associados das entidades são convidados a participar do processo, que é dividido por tema nesta fase. Os encontros são abertos a qualquer cidadão e as entidades podem participar dos temas que desejarem. Os moradores também tiveram a oportunidade de dar as suas contribuições durante os encontros nas nove regiões administrativas da capital.
Nesta última quarta-feira (8), aconteceu o primeiro encontro com o setor produtivo – Mercado Imobiliário, Comércio e Indústria -, no auditório da Prefeitura de Vitória, em Bento Ferreira. "Dentro do modelo de gestão compartilhada, a sociedade ajudará a elaborar o projeto de lei do Plano Diretor. Será fruto de amplo debate. Nossa expectativa é de que os encontros tenham público expressivo com os associados das entidades para que possamos construir a cidade que queremos", afirmou a secretária de Desenvolvimento da Cidade, Lenise Loureiro.
Foram convidados o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Espírito Santo (Sinduscom), Associação das Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi), Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio), Serviço Brasileiro de apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial de Vitória, Vale, Arcellor Mittal, Flexibras e Conselho Regional de Corretores de Imóveis.
Conselheiros

Até o dia 17 deste mês, todos as entidades serão ouvidas. Paralelo a isso, será colhida a opinião dos integrantes dos conselhos municipais. Na tarde desta quarta-feira (8), o primeiro conselho a debater o assunto foi o do Plano Diretor Urbano. O encontro aconteceu no Memorial da Paz, na Praça do Papa, na Enseada do Suá.
Foram debatidos com os conselheiros os assuntos de mobilidade e os instrumentos específicos do Plano Diretor Urbano, como IPTU Progressivo, adequações de zoneamento, habitação popular, entre outros. Em primeira mão, eles conheceram o Portal Minha Vitória, apresentado pela subsecretária de Marketing, Janaína Leite. O site, que permite a participação popular na internet, começou a funcionar após a apresentação ao conselho.
Calendário
Confira o calendário de encontros.
MORADIA
Quando: quinta-feira (9), às 19 h
Local: auditório da PMV, em Bento Ferreira
Participantes: Conselho Popular de Vitória (CPV), Federação dos Movimentos Populares do Espírito Santo (Famopes), Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM/ES), Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado do Espírito Santo (Idurb) e Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção do Espírito Santo (Acomac-ES).
PATRIMÔNIO HISTÓRICO, TURISMO E PAISAGEM
Quando: 14 de abril , às 19h
Onde: auditório da PMV, em Bento Ferreira
Participantes: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Espírito Santo Convention & Visitors Bureau (ESCVB), Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih), Sindicato de Hotéis e Meios de Hospedagem (Sindihotéis), Sindicato das Empresas de Turismo (Sindetur), Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), Sindicato das Empresas Locadoras de Veículos Automotores (Sindloc), Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão (Sertes), Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), Sindicato dos Guias de Turismo do Estado do Espírito Santo (Sindegtur), Associação Brasileira dos Bacharéis de Turismo (Abbtur), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Banco de Desenvolvimento do Estado do Espírito Santo (Bandes), Secretaria de Estudo de Turismo (Setur), União Brasileira dos Promotores de Feiras (Ubrape) e Associação de Empresas Organizadoras de Eventos (Abeoc).
PLANEJAMENTO URBANO E INFRAESTRUTURA
Quando: 15 de abril, às 19h
Onde: auditório da PMV, em Bento Ferreira
Participantes: Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-ES), Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/ES), Sindicato dos Arquitetos do Brasil (Sindarq/ES), Ufes, Multivix, Faculdade Católica Salesiana, Universidade de Vila Velha (UVV), Faesa, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA/ES), Sociedade Espiritossantense de Engenheiros (SEE), Sindicato de Engenheiros (SENGE), Companhia Espiritosantense de Saneamento (Cesan), Espírito Santo Centrais Elétricas (EDP/Escelsa), Infraero e Codesa.
MEIO AMBIENTE E MOBILIDADE URBANA
Quando: 16 de abril, às 19h
Onde: auditório da PMV, em Bento Ferreira
Participantes: Associação dos Amigos da Praia de Camburi (AAPC), Associação Capixaba de Proteção ao Meio Ambiente (Acapema), Associação Amigos do Parque da Fonte Grande (AAPFG), Associação Nacional dos Amigos do Meio Ambiente (ANAMA), Ciclistas Urbanos Capixabas (CUC), BIke Anjo Vitória, Bike Vix , Federação Espírito Santense de Ciclismo
Encontros com Conselhos Municipais
Dia 9 - Conselho Municipal de Habitação de Interesse Social
Dia 14 - Conselho Municipal deTransporte e Trânsito
Dia 15 - Conselho Municipal de Cultura
Dia 16 - Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente