PDU: moradores da Região 9 sugerem novo uso comercial de Camburi e mais cultura
Publicada em
Por Danielly Campos, com edição de Matheus Thebaldi
André Sobral
Moradores lotaram o auditório da Emef Eber Louzada Zipinotti para participar do projeto Minha Vitória
André Sobral
Secretária de Desenvolvimento da Cidade, Lenise Loureiro, conduziu os trabalhos no encontro
Mais eventos culturais, acessibilidade com calçadas adequadas nos bairros da região continental e um novo uso comercial para a orla de Camburi foram algumas das sugestões feitas pelos moradores da Região 9 de Vitória, composta por Jardim da Penha, Mata da Praia, Morada de Camburi, Pontal de Camburi, República e Boa Vista, na noite desta segunda-feira (6), durante reunião do projeto Minha Vitória - Revisão do Plano Diretor Urbano (PDU).
O encontro reuniu mais de 100 moradores na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Eber Louzada Zipinotti, em Jardim da Penha. Eles fizeram contribuições e críticas para o crescimento da cidade no período 2016-2026.
Os pedidos foram registrados e serão levados em conta na elaboração do novo PDU, que é uma lei que define como deve ser o crescimento e o funcionamento da cidade, buscando garantir a qualidade de vida de seus moradores. Ele estabelece quais espaços podem ser ocupados, o tipo de utilização de cada área (residencial, comercial, misto e industrial), além de definir as áreas de proteção ambiental e impor critérios para instalação de grandes empreendimentos.
Os temas mais citados pelos moradores foram mobilidade, altura das edificações, melhoria da infraestrutura urbana e disponibilização de áreas para implementação de serviços públicos.
"Temos uma orla linda e precisamos liberar a cidade para empreendimentos que valorizem esse importante espaço turístico", reforçou Armando Fontoura, morador da Região 5, que participou do evento.
O jovem Tiago Oliveira opinou que deseja mais cultura no bairro Jardim da Penha. Evandro Meirelles, morador da região, sugeriu mais acessibilidade para Vitória, sobretudo no que tange a calçadas sem obstáculos e com raízes de árvores adequadas para garantir a segurança dos pedestres.
Site
Este foi o último encontro regional para ouvir os moradores presencialmente. Em seguida, o município juntará os dados, que voltam a ser debatidos com os moradores em agosto, durante seminários temáticos. O resultado dos encontros será a criação de um novo projeto de lei do PDU, que será enviado ainda neste ano para a Câmara de Vereadores.
A partir desta quarta-feira (8), os moradores de Vitória, da Região Metropolitana e até turistas poderão fazer sugestões para melhorar a capital e ajudar no seu crescimento pela internet. Basta acessar o Portal Minha Vitória (minhavitoriapdu.com.br ).
O site receberá contribuições sobre assuntos diversos, como Mobilidade, Habitação, Infraestrutura Urbana, Uso e Ocupação do Solo, Turismo, Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Paisagem. Basta fazer um cadastro simples e rápido para opinar.
André Sobral
Moradores deixaram as suas contribuições para a revisão do PDU
André Sobral
Região 9 recebeu último encontro presencial do projeto Minha Vitória