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Unidades de saúde melhoram notas em avaliação dos atendimentos por torpedo

Publicada em 10/12/2014, às 16h06 | Atualizada em 10/12/2014, às 16h08

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


Arquivo PMV SECOM
Atendimento em Unidade de Saúde Municipal
Pacientes têm a oportunidade de avaliar o atendimento na rede municipal de saúde pelo celular

Um torpedo pode ajudar a melhorar os serviços e atendimentos na rede municipal de saúde. Desde agosto, o Sistema de Avaliação de Atendimento por SMS permite que os pacientes atribuam notas para consultas e procedimentos nas unidades de Vitória. A cada mês, a Gerência de Regulação, Controle e Avaliação da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realiza uma avaliação quantitativa com as notas atribuídas pelos usuários.

Em novembro, foram enviados 89.978 torpedos. O balanço mostra que 78,20% dos munícipes avaliaram o atendimento como "bom e muito bom" (23,21) e “ótimo ou excelente” (54,99%). Já 9,08% deles apontaram os serviços como "regular" e 12,72%, “ruim ou péssimo”.

O Serviço de Atenção às Pessoas em Situação de Violência (Sasvv), em São Pedro, recebeu a nota máxima (10) na avaliação de novembro, seguido do Centro de Referência de Atendimento ao Idoso (Crai), no Forte São João, com 9,64.

Entre as unidades de saúde, a maior nota ficou com a US de Maruípe, que recebeu 9,09, seguida de Santa Luiza e Andorinhas, com 8,90 e 8,68, respectivamente. Os três locais melhoraram as suas avaliações em relação ao mês de outubro.

"Os resultados da avaliação por torpedo são o indicativo de que estamos trabalhando sempre com o intuito de oferecer o melhor serviço de saúde à população capixaba", afirmou a secretária municipal de Saúde, Daysi Koehler Behning.

Critérios

As notas para análise são classificadas em quatro critérios: notas de 0 a 4 são classificadas como 'péssimo' ou 'ruim', têm o critério ‘inaceitável’ e devem ter ações corretivas imediatas; entre 5 e 6 (regular), o critério é 'minimamente aceitável' e as ações devem ser corretivas pontuais; e entre 7 e 10 (bom, muito bom, ótimo ou excelente), o atendimento é considerado ideal e os trabalhos devem ser de manutenção e incentivo.

Até quatro horas após o término de uma consulta médica agendada, o paciente recebe a mensagem. Com os resultados, a Semus aprimora as práticas profissionais e otimiza os serviços.


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