Notícias

Festival Nacional de Teatro movimenta a capital a partir desta segunda-feira

Publicada em 06/10/2014, às 16h53 | Atualizada em 13/10/2014, às 17h17

Por Leo Vais, com edição de SEGOV/SUB-COM


Divulgação Semc
Festival Nacional de Teatro
Peça "Alice no país das maravilhas" vai abrir a programação do Festival de Teatro, no dia 13, às 20 horas, no Theatro Carlos Gomes

Peças de teatro vão invadir palcos, praças e parques de Vitória e animar a plateia. Entre esta segunda-feira (13) e domingo (19), a capital do Estado vai ser a "casa" de 24 espetáculos que integram a programação do 10º Festival Nacional de Teatro 2014, que oferece ao público a oportunidade de assistir a algumas das produções mais interessantes da cena teatral local e nacional, e o melhor, de graça.

Os espetáculos serão apresentados no Theatro Carlos Gomes, no Centro Cultural Sesc Glória, no Teatro Universitário, na Escola Técnica de Teatro, Dança e Música Fafi, no Teatro do Sesi (Jardim da Penha), na praça Costa Pereira, no Parque Municipal Pedra da Cebola e na área externa do Centro Cultural Carmélia.

"Ao chegar à 10ª edição, o Festival Nacional de Teatro reforça sua vocação para o intercâmbio e proporciona a Vitória uma maratona de espetáculos de diferentes estilos e origens. Para a Secretaria Municipal de Cultura, é fundamental também poder realizar o Edital de Espetáculos Locais do evento, de modo a estimular a produção da cidade e seu amplo contato com o público", afirmou a secretária municipal de Cultura, Ana Laura Nahas.

Programação

Dez peças teatrais do Estado fazem parte da programação, que ainda conta com espetáculos vindos do Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Acre e Rio Grande do Sul, comprovando a pluralidade do evento. Os ingressos podem ser retirados nas bilheterias dos teatros nos dias dos espetáculos, sempre duas horas antes do início de cada sessão. Cada pessoa tem direito a apenas um bilhete.

Entre os destaques da programação, estão os espetáculos "Alice no País das Maravilhas", com o Grupo Giramundo, de Minas Gerais, e "Mozart Moments", do Grupo Sobrevento, de São Paulo.

Divulgação Semc
Festival Nacional de Teatro
Comédia "Minha Sogra é de Matar" é uma das peças capixabas que serão apresentadas

A diversidade é um dos trunfos das apresentações locais, reunindo desde "Credores", encenação do Boyásha Trupe de Teatro para o texto clássico de August Strindberg, o experimentalismo da Confraria de Teatro com "Mesas Falam e se Movem", até a comédia "Minha Sogra é de Matar", de Wilson Nunes.

A promoção é da Prefeitura de Vitória, através da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), com organização da Ratimbum Produções.

Atividades

Além das apresentações, o festival também oferece uma oportunidade de troca para artistas e interessados em teatro. Serão oficinas, palestras e demonstração de trabalhos. Após cada espetáculo, os grupos vão explicar o processo de criação de cada peça.

Homenageados

Junto com a cerimônia de abertura, que acontece na próxima segunda (13), a partir das 20 horas, o festival prestará homenagem a figuras importantes do meio teatral: a atriz Alcione Dias, o enotécnico Antonio Guerra e o iluminador José do Egito.

Matérias relacionadas

Festival Nacional de Teatro abre 80 vagas em oficinas gratuitas

Festival de Teatro: surpresas e muita risada na peça "Minha sogra é de matar"

Festival de Teatro: "Credores" leva Strindberg para o Teatro Universitário

Festival de Teatro: peça "Colorido ao Cinza" aborda relações humanas em choque

Festival de Teatro: peça "O Outro" traz mitos e questionamentos sobre a vida

Festival de Teatro: peça "Um grito parado no ar" revive tempo da ditadura

Festival de Teatro: "O arquiteto e o imperador da Assíria" traz questionamentos

Festival de Teatro: peça "Mesas falam e se movem" trata de relações familiares


Voltar ao topo da página