Notícias

Festival de Teatro: "Credores" leva Strindberg para o Teatro Universitário

Publicada em 09/10/2014, às 15h59

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Samuel Victor
Espetáculo Credores - Festival de Teatro
Jogos de dominação e embates psicológicos fazem parte da peça "Credores"

Dois homens e uma mulher. Um deles é ex-marido, mas o atual companheiro da jovem não sabe disso. A partir daí, jogos de dominação e embates psicológicos fazem parte da trama de "Credores", um espetáculo do grupo capixaba Boyásha Trupe de Teatro baseado no texto de August Strindberg. Ele faz parte da programação da 10ª edição do Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória.

A peça será encenada na terça-feira (14), às 20 horas, no Teatro Universário da Ufes. O grupo, que existe há seis anos, está na estrada com o texto de Strindberg desde 2012 (atualmente, é encenado por Daniel Poltronieri, João Paulo Stein, Maysa Gomes e Murillo Iglesias) e já percorreu o Nordeste, o sendo um dos grandes sucessos da cena teatral capixaba contemporânea.

"Credores, para nós, tem sido um grande exercício não só de teatro, mas também de vida. Foi com esse trabalho que o nosso grupo efetivamente se estabeleceu e onde ocorreram nossas principais experiências pessoais, os erros, os acertos, as divergências e o entendimento dos pontos que unem os integrantes do grupo", afirmou o ator e diretor da peça, João Paulo Stein.

Empatia

João acredita que um dos motivos para o sucesso do espetáculo está no fato de o grupo acreditar na mensagem e nas reflexões propostas pela peça. "Pensamos que o papel do teatro seja provocar reflexões sobre a vida, sobre o mundo e sobre o homem. 'Credores' é um trabalho que ativa o pensamento ao propor reflexões sobre a responsabilidade", disse o ator, que também atribui a proximidade da plateia, que assiste à peça em cima do palco, ao sucesso da mesma.

Turnê

Além da apresentação no Festival Nacional de Teatro, o grupo se prepara para uma turnê por seis cidades do interior do Estado e para o lançamento da revista Vurdón, em janeiro de 2015, com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). "Estamos preparando com muito carinho e com muito orgulho nossa primeira publicação, que, partindo do processo de criação de 'Credores', deseja compartilhar o caminho de recriação provocado pela poética de August Strindberg em nossas vidas e em nosso grupo de teatro".

Serviço

“Credores” - Grupo Boyásha Trupe de Teatro

Quando: terça (14), às 20 horas

Onde: Teatro Universitário da Ufes

Classificação: 12 anos

* Entrada gratuita: retirada individual de ingresso duas horas antes do espetáculo, na bilheteria do teatro.


Voltar ao topo da página