Notícias

Vitória 467 anos: festa com lazer, cultura, gastronomia e esporte

Publicada em 06/09/2018, às 06h00 | Atualizada em 06/09/2018, às 15h28

Por Melissa Künsch, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Viradão Vitória - Show Zeca Baleiro
Viradão Vitória é o grande destaque da programação de aniversário da capital, com início na sexta (7), a partir das 16 horas
Diego Alves
Aniversário de Vitória no Parque Moscoso 466 anos
Parque Moscoso receberá atividades para celebrar o aniversário de 467 anos de Vitória, neste sábado (8)

As comemorações dos 467 anos de Vitória prometem deixar mais divertido o feriadão dos moradores e turistas. Na programação, atrações para toda a família, com lazer, cultura, gastronomia e esporte. Oportunidades não vão faltar, e as atrações já começam nesta quinta-feira (6).

Na Casa do Cidadão, em Itararé, acontece a Tarde de Convivência e Cidadania, promovida pelas secretarias municipais de Assistência Social (Semas) e de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid).

No estacionamento do local, acontecerão apresentações de diferentes ritmos e estilos musicais, grafite, poesia, fotografia e artesanato, a partir das 15 horas, reunindo produções de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos de diferentes projetos da Prefeitura de Vitória.

Passeio ciclístico

Para quem quiser se exercitar e ainda curtir as belezas da cidade, a pedida é o 4º Passeio Ciclístico da Família – Dia da Independência, que acontece nesta sexta-feira (7), a partir das 8h30, com saída da Prefeitura de Vitória, em Bento Ferreira. O pedalaço seguirá até o módulo do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE) da praia de Camburi.

No trajeto, estão alguns pontos turísticos, como Praça do Papa, Curva da Jurema e praças dos Namorados e Desejos, além da orla de Camburi. Para dar colorido ao evento, serão distribuídos balões nas cores verde e amarelo. A dica é que os ciclistas vistam essas mesmas cores.

Diego Alves
Passeio ciclístico
Passeio Ciclístico da Família vai marcar o Dia da Independência
Leonardo Silveira
Praia de Camburi
Praia de Camburi será palco de variadas competições esportivas

Esportes

A programação esportiva também tem vez com a edição especial da Taça Cidade de Vitória, que levará esportes náuticos para a praia de Camburi entre sexta-feira (7) e domingo (9). O torneio contará com competições que englobam diversas modalidades aquáticas, como regatas da classe de monotipos, de windsurfe e de vela, além de kitesurf, canoa havaiana e stand up paddle, reunindo mais de 300 esportistas do estado e de várias partes do País.

Basquete 3x3 da Independência também vai agitar a praia de Camburi nesta sexta-feira (7). Nomes de destaque da modalidade (que é disputada por duas equipes de três pessoas) estarão no módulo do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE) da praia de Camburi, em Jardim da Penha, a partir das 9 horas.

Viradão Vitória

Um dos grandes destaques da programação dos 467 anos de Vitória é o Viradão Vitória, que começa às 16 horas desta sexta-feira (7) e só termina às 22 horas do sábado (8), com 30 horas de programação agitando o Centro Histórico.

Na programação, 88 atrações, que passeiam por diversos estilos musicais: do rap ao samba, do rock à MPB, do congo à música instrumental, além do teatro, da dança, da literatura e da participação dos coletivos e produtores culturais do Centro, criando um olhar plural sobre a produção cultural local.

O Viradão Vitória abre espaço para atrações convidadas que ampliam o intercâmbio entre a capital e o que acontece culturalmente em outras partes do Brasil. Neste ano, as atrações convidadas são o cantor capixaba Silva, a cantora nortista Dona Onete e a carioca Nina Becker.

Cinema

A sétima arte também está representada nas comemorações dos 467 anos de Vitória. Começou na última segunda-feira e segue até sábado (8) a 25ª edição do Festival de Cinema de Vitória, a mais importante mostra de cinema do Espírito Santo. Realizado no Theatro Carlos Gomes, o festival conta com curtas e longas-metragens que apresentam um olhar sobre o Brasil contemporâneo por meio do cinema. A programação é toda gratuita.

Parabéns com bolo

Um momento de confraternização acontece no Parque Moscoso no sábado (8), dia em que Vitória completa seus 467 anos. A manhã será com atrações para toda a família, a partir das 8 horas, com atividades de literatura, música, circo, teatro, capoeira e dança.

Às 10 horas, será o ponto alto da comemoração, com o “Parabéns pra Você” executado pela Banda Marcial da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Heloísa Abreu Judice de Mattos e distribuição de bolo.

Festival gastronômico

A ilha de Vitória é conhecida por suas belezas, mas também pelas suas delícias gastronômicas. E se é para comer o melhor das comidas típicas da cidade, o destino no feriadão é o Festival de Frutos do Mar e Torta Capixaba, que acontecerá entre esta sexta (7) e domingo (9), na Ilha das Caieiras.

A proposta do festival, que acontecerá sempre a partir das 10 horas, é reunir o melhor da culinária regional no bairro. Diversos pratos de peixe e mariscos estarão disponíveis em barraquinhas e nos restaurantes. O evento também contará com atrações musicais.

Cerveja e food trucks

A praça do Papa, na Enseada do Suá, receberá mais uma edição do Degusta Beer, que reunirá cerveja artesanal, gastronomia e música entre esta quinta-feira (6) e o domingo (9). Estarão presentes 12 cervejarias e mais 100 rótulos de cervejas, além de 10 opções gastronômicas e shows de sete bandas durante os quatro dias de evento.

Matérias relacionadas

Vitória 467 anos: cidade mais iluminada e trânsito mais seguro

Vitória 467 anos: ações para dinamizar economia e incrementar turismo

Vitória 467 anos: aumenta a sensação de segurança na capital e caem ocorrências

Vitória 467 anos: ações para reduzir violência e preconceito e aumentar empregos

Vitória 467 anos: Semohab inova, gera economia e aumenta qualidade dos serviços

Vitória 467 anos: ampliação e fortalecimento das políticas públicas de cultura

Vitória 467 anos: agendamento online otimiza consultas médicas nas unidades

Vitória 467 anos: promoção da saúde para garantir qualidade de vida

Vitória 467 anos: metas e tecnologia melhoram qualidade de vida na cidade

Diego Alves
12º Festival da torta capixaba
Festival da Torta Capixaba será boa oportunidade para saborear pratos típicos
André Sobral
Festival de Cinema de Vitória
Festival de Cinema de Vitória, que é a mais importante mostra de cinema do Espírito Santo, vai até sábado no Carlos Gomes

Voltar ao topo da página