Notícias

Festival de Frutos do Mar e Torta Capixaba na Ilha das Caieiras durante feriadão

Publicada em 30/08/2018, às 12h47

Por Deyvison Longui (dlbatistaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Melissa Künsch


André Sobral
Festival Torta Capixaba na Ilha das Caieiras
Barraquinhas montadas na Ilha das Caieiras oferecerão comidas típicas durante o Festival de Frutos do Mar e Torta Capixaba
André Sobral
Festival da Torta Capixaba na Ilha das Caieiras
Restaurantes do bairro também servirão delícias da gastronomia capixaba durante o evento, que acontece entre os dias 7 e 9 de setembro

A saborosa comida capixaba será a atração principal do Festival de Frutos do Mar e Torta Capixaba, que acontecerá entre os dias 7 e 9 de setembro, na Ilha das Caieiras, que é um dos quatro polos gastronômicos da capital. A entrada é gratuita, e o evento acontece em comemoração ao aniversário de 467 anos de Vitória.

A proposta do festival, que acontecerá sempre a partir das 10 horas, é reunir o melhor da culinária regional no bairro  tradicionalmente conhecido por suas belezas, pelo grande manguezal e por suas desfiadeiras de siri.

Diversos pratos de peixe e mariscos estarão disponíveis em barraquinhas e nos restaurantes. O evento também contará com atrações musicais.

Tradição

"A proposta é oferecer pratos bem variados e representativos da culinária capixaba e da região da Ilha das Caieiras preparados pela comunidade local para a degustação dos moradores e turistas nas barraquinhas e nos restaurantes tradicionais do bairro”, destacou o presidente da Companhia de Desenvolvimento, Inovação e Turismo de Vitória (CDV), Leonardo Krohling.

Ilha das Caieiras

Localizada no lado noroeste de Vitória, a Ilha das Caieiras teve sua ocupação iniciada com o primeiro donatário da capitania do Espírito Santo, Vasco Fernandes Coutinho. A Ilha foi centro de movimentação comercial, pois o escoamento da produção de café era feito em canoas por rio até a baía noroeste antes de chegar no Porto de Vitória.

Originada de uma vila de pescadores, a comunidade possui um estreito relacionamento com a pesca que, junto com atividade de desfiar siri e a tradição gastronômica, consolidam a cultura local. A região é conhecida por abrigar as desfiadeiras de siri e restaurantes de culinária típica. Do local os visitantes podem avistar diversos monumentos naturais.

Diego Alves
Festival de Frutos do Mar e Torta Capixaba
Samira Gasparini
Torta Capixaba

Voltar ao topo da página