Notícias

Trabalho intenso e reforçado para contornar problemas causados pelas chuvas

Publicada em 31/10/2014, às 10h03 | Atualizada em 31/10/2014, às 18h04

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


Yuri Barichivich
Resgate chuva Caratoíra
Homens do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil atuam em casa que desabou em Caratoíra

A chuva nesta quinta-feira (30) acumulou 148 milímetros de precipitação nos pluviômetros da Prefeitura de Vitória, quando a média mensal para o mês de outubro é de 121 milímetros, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Somente entre as 16 e 20 horas, choveu o que era esperado para o mês inteiro na cidade. Foram 14 horas de chuvas sem interrupção, iniciada às 14 horas de ontem até 4 horas da madrugada desta sexta (31).

A madrugada desta sexta-feira (31) foi de trabalho intenso para as equipes da Secretaria Municipal de Serviços (Semse). Uma equipe de garis, com 10 caminhões caçamba, uma retroescavadeira e uma pá carregadeira, passou a madrugada retirando resíduos das vias e fazendo limpeza de bueiros e raspagem de ruas. Foram 20 viagens de caminhões e 173 toneladas de resíduos retiradas.

"Nesta sexta (31), 490 garis estão espalhados por toda a cidade dando continuidade à raspagem de ruas e à limpeza de bueiros. São três pás carregadeiras, 10 carros pipa e 10 caminhões basculantes atuando nos pontos críticos. Em Caratoíra, o trabalho continua com a retroescavadeira e seis basculantes. Só na parte da manhã, já retiramos 40 toneladas de resíduos do local. No total, 275 toneladas de entulho, terra/lama e lixo foram retiradas. Na cidade toda, foram retiradas 354,54 toneladas até o momento", contou o gerente de Limpeza Urbana, Denilson Pereira.

Defesa Civil

Até o momento, há 19 pessoas desalojadas (abrigadas em casas de familiares) e 7 pessoas desabrigadas (acolhidas em organizações do município). Desde o início da manhã desta sexta (31), equipes técnicas da Defesa Civil Municipal estão percorrendo os bairros São Benedito, Santo Antônio, Comdusa, Forte São João, Romão e Itararé.

Os técnicos estão fazendo um trabalho preventivo de monitoramento dessas regiões e de reforço nas orientações aos moradores quanto aos procedimentos a serem adotados durante as chuvas.

Deslizamento

Yuri Barichivich
Resgate chuva Caratoíra
Moradora é resgatada com vida após ficar horas soterrada

Em Caratoíra, houve deslizamento de terra e uma casa desabou, soterrando uma mulher e duas crianças. Equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil se dirigiram ao local e conseguiram resgatar as duas crianças com vida. O prefeito Luciano Rezende acompanhou o resgate. A mãe delas, Simone Ferreira, foi socorrida no início da madrugada. Ela foi encaminhada para o Hospital São Lucas e está lúcida.

"A equipe está toda na rua fazendo retirada de terra, remoção de resíduos, dando socorro imediato aos locais mais afetados. Estamos identificando os locais e priorizando", destacou o secretário de serviços, Fernando Rocha.

Árvores

Quatro árvores caíram com as intensas chuvas desta quinta-feira (30): uma na Serafim Derenzi, em São Pedro III, uma na rua Armando Magalhães, em Santa Lúcia, uma na rua Elias José da Vitória, em Boa Vista, e uma no Parque Pedra da Cebola. Caíram grandes galhos também na rua Celso Calmon, na Praia do Canto, e na avenida Maruípe. Todas as árvores e galhos já foram recolhidos.

Em Jardim Camburi, oito árvores caíram, uma na rua Expedicionário (Atlântica Ville), duas na rua Carlos Delgado Guerra Pinto, cinco na rua Esméria Barros Deorce. Outra espécie caiu na rua Manoel Pinto Araújo, em São Cristóvão. Todas já foram recolhidas.

"No momento estamos recolhendo mais um árvore caída na rua Carlos Martins, em Jardim Camburi", contou o gerente de Parques e Jardins, Mauro Massad.

Estações de bombeamento

As estações de bombeamento retiraram das galerias durante as chuvas 781,9 milhões de litros de água, que correspondem a 130 mil caminhões pipa de 6 mil litros cada. O reservatório do Horto amorteceu o impacto das chuvas, acumulando 21 milhões de litros, o que corresponde a 3,5 mil caminhões pipa de água.

Somente na ilha de Vitória, precipitaram 5,2 bilhões de litros de chuva, correspondente a 880 milhões de caminhões pipa. Essa mesma quantidade de água ocuparia uma área de 100 x 100 metros com uma coluna de água de 527 metros de altura.

Ônibus

As chuvas ainda prejudicam o transporte público do município de Vitória. Na manhã desta sexta (31), apenas 50% das linhas de ônibus municipais estão operando nas ruas. Duas garagens para os coletivos estão em áreas cujos acessos continuam alagados, na Serra, e, por isso, funcionários e veículos não conseguiram chegar. A frota de ônibus foi normalizada no início da tarde.

Durante o temporal, as equipes da Gerência de Fiscalização de Trânsito atenderam seis ocorrências com semáforos na cidade, como no cruzamento das ruas Elias Miguel e Pedro Nolasco e dois cruzamentos ao longo da avenida Rio Branco. Caso o munícipe identifique algum sinal com problemas, deve acionar a equipe pelo Fala Vitória 156.

Unidades de saúde

As unidades de saúde de Fonte Grande, Maria Ortiz, Bairro da Penha, Andorinhas, Resistência, Jardim da Penha, Nova Palestina, Grande Vitória, Santo André, Santa Martha, Forte São João, Vitória, Jesus de Nazareth, Praia do Suá, Resistência e São Cristóvão estão funcionando com restrições porque alguns funcionários não conseguiram chegar. O atendimento, porém, está sendo feito em todas elas normalmente.

As unidades de saúde de Santa Tereza, Avelina, Maruípe, Itararé, Bonfim e Jardim Camburi têm problemas de alagamento e o serviço está comprometido. A equipe da Prefeitura já está trabalhando para normalizar os atendimentos o mais rapidamente possível.

Escolas

A Secretaria Municipal de Educação (Seme) informa que 58% das unidades públicas de ensino de Vitória estão funcionando normalmente, 27% estão realizando atendimento parcial e 15% não estão realizando atendimento escolar nesta sexta-feira (31) em virtude das fortes chuvas. O funcionamento ficou comprometido porque muitos servidores não conseguiram chegar aos seus locais de trabalho.

Casa do Cidadão

Também em virtude das fortes chuvas, o atendimento e a prestação de serviços na Casa do Cidadão, em Itararé, estão comprometidos. O setor de solicitação de emissão de documentos e Carteira de Trabalho não está funcionando. No local, só é possível retirá-los. O Procon Municipal também está atuando com atendimento reduzido.

Ciac

Por motivo de segurança, os servidores do Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac), na Praia do Suá, estão sendo liberados. Dois servidores ficarão no hall de entrada do prédio para dar orientação aos munícipes.

Guarda Municipal

Diversas regiões da cidade apresentaram pontos de alagamento. Operadores da Central de  Videomonitoramento da Guarda Civil Municipal visualizaram cerca de 23 áreas alagadas na noite desta quinta (30). Os operadores ajudaram a orientar o trabalho dos agentes de trânsito nos cruzamentos mais importantes da cidade.

Os principais pontos atendidos foram os seguintes cruzamentos: avenida Maruípe x Reta da Penha, rua José Teixeira x Reta da Penha e avenida Leitão da Silva x César Hilal. Eles também atuaram em frente à Praça do Cauê e ao Boulevard da Praia, na praça Costa Pereira e na rua Clóvis Machado.

Na manhã desta sexta (31), diversos veículos ainda estavam em canteiros centrais e sobre as calçadas. Os agentes auxiliaram os motoristas a retirar os veículos, muitos deles quebrados. Por conta disso, todas as multas emitidas por estacionamento irregular nesta sexta (31) serão analisadas pela administração municipal em função da situação extraordinária provocada pelas fortes chuvas.

Matérias relacionadas

Defesa Civil monta esquema especial para monitorar áreas de risco na capital

Defesa Civil registra ocorrências em seis bairros e 19 famílias desalojadas

Ações da Prefeitura reforçam prevenção a transtornos causados pelas chuvas

Saúde alerta pessoas que tiveram contato com as águas dos alagamentos

Multas para veículos emitidas nesta sexta serão avaliadas

Equipes começam a fazer reparos no pavimento de avenidas e ruas da capital


Voltar ao topo da página