Notícias

Ações da Prefeitura reforçam prevenção a transtornos causados pelas chuvas

Publicada em 31/10/2014, às 11h29 | Atualizada em 31/10/2014, às 17h26

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


Elizabeth Nader
Trânsito livre na Curva do Saldanha após fim da obra
Curva do Saldanha recebeu obra de contenção de encosta do Forte São João

As equipes da Prefeitura de Vitória estão de prontidão para amenizar os transtornos provocados pela forte chuva que atingiu a capital nesta quinta-feira (30). Para minimizar os problemas, a administração municipal tem intensificado as campanhas junto aos moradores para evitar o descarte irregular de lixo nas ruas e também investido em obras de macrodrenagem e na manutenção das estações de bombeamento.

Além disso, é realizado um trabalho contínuo de limpeza de bueiros, galerias e encostas. O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, lembrou que os resíduos jogados nas vias contribuem para os alagamentos e podem aumentar as chances de deslizamento de terra.

"Projetamos, construímos e finalizamos mais de 50 obras de contenção de encostas, como aquela obra em toda a extensão do Forte São João, na curva do Saldanha. As obras de macrodrenagem estão em toda a cidade e, principalmente, na região de Maruípe. Também está em fase final a construção do grande reservatório por baixo do Horto de Maruípe, com capacidade para drenar 11 piscinas olímpicas de água fora das ruas. Já licitamos e está sendo feito o projeto de reservatório subterrâneo nos moldes do de Maruípe para melhorar a drenagem da avenida César Hilal", afirmou o prefeito.

Luciano também citou os trabalhos executados pela Defesa Civil Municipal, que monitora e mapeia as áreas de risco na capital e interdita os imóveis ameaçados. “Já construímos casas e pagamos aluguel social para dezenas de famílias que foram retiradas de áreas de risco e invasões de encostas e reservas ambientais. Mantemos um sistema de voluntários da Defesa Civil que fazem a vigilância das áreas e orientam permanentemente a população", declarou.

Ele completou: "As chuvas, nos últimos anos, tornaram-se muito mais intensas e concentradas, acima, portanto, da capacidade máxima de drenagem da capital, que atualmente é de 80mm, sistema de drenagem capaz de funcionar deixando a cidade sem alagamentos em 1 a 2 horas após a maior parte das chuvas".

Estações de bombeamento

As estações de bombeamento retiraram das galerias durante as chuvas 781,9 milhões de litros de água, que correspondem a 130 mil caminhões pipa de 6 mil litros cada. O reservatório do Horto amorteceu o impacto das chuvas, acumulando 21 milhões de litros, o que corresponde a 3,5 mil caminhões pipa de água.

Somente na ilha de Vitória, precipitaram 5,2 bilhões de litros de chuva, correspondente a 880 milhões de caminhões pipa. Essa mesma quantidade de água ocuparia uma área de 100 x 100 metros com uma coluna de água de 527 metros de altura.


Voltar ao topo da página