Notícias

Defesa Civil monta esquema especial para monitorar áreas de risco na capital

Publicada em 31/10/2014, às 10h55 | Atualizada em 31/10/2014, às 12h42

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Arquivo Defesa Civil
Prevenção contra chuvas - Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e Programa Terra Mais Igual
Técnicos da Defesa Civil estão realizando o monitoramento de áreas de risco na capital

A Defesa Civil Municipal mantém um esquema especial de plantão e vistoria das áreas de risco de Vitória. Desde o início da manhã desta sexta (31), duas equipes técnicas do órgão estão percorrendo os bairros São Benedito, Santo Antônio, Comdusa, Forte São João, Romão e Itararé.

Os técnicos estão fazendo um trabalho preventivo de monitoramento dessas regiões e de reforço nas orientações aos moradores quanto aos procedimentos a serem adotados durante as chuvas.

De acordo com a Defesa Civil, em 24 horas, os pluviômetros ultrapassaram a marca dos 140 milímetros (mm) em Vitória. A previsão para o período era de 20 a 25 mm durante a noite, mas todo o volume foi concentrado em apenas três horas.

O coordenador da Defesa Civil de Vitória, Jonathan Jantorno, explicou que devem acontecer novas pancadas de chuva ao longo desta sexta-feira. "Esta chuva perde a intensidade ao longo do final de semana. Ressalto que o solo já está muito saturado e qualquer volume pode provocar deslizamentos", disse.

Os moradores podem acionar o órgão pelo telefone 98818-4432.

Famílias

No primeiro levantamento do órgão, foram registradas 70 famílias em locais de alto risco e 19 já estão na lista de remoção. Diante dessa situação, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) já está vistoriando locais no município que poderão ser utilizados como abrigos para atendimento às famílias desabrigadas.

Incaper

"A chuva que atinge o Estado nos últimos dias é ocasionada pela atuação de ventos em altos níveis da atmosfera de 5km a 10km de altitude, girando em direção ciclônica (sentido horário). Esse sistema interage com o transporte de umidade vindo do oceano em direção ao continente, deixando o tempo instável em todo o Estado e ocasionando as chuvas intensas", explicou Thábata Brito, meteorologista do Incaper.


Voltar ao topo da página