Notícias

Pluviômetros ajudam comunidades e Defesa Civil a monitorar desastres naturais

Publicada em 30/10/2014, às 10h04

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Imagem divulgação
Pluviômetro
Pluviômetro é um aparelho de meteorologia usado para recolher e medir, em milímetros lineares, a quantidade de chuva durante determinado tempo

A Defesa Civil de Vitória mantém 19 pluviômetros funcionando em diferentes pontos da capital. Trata-se de um aparelho meteorológico usado para recolher e medir, em milímetros, a quantidade de chuva durante um determinado tempo.

Desse total, 10 são semiautomáticos e estão localizados em áreas de riscos. Os demais são automáticos e ficam instalados em outras regiões.

Os equipamentos semiautomáticos compõem o projeto Pluviômetros nas Comunidades, que visa introduzir a cultura da percepção da iminência de desastres naturais no país, envolvendo a população que vive em áreas de risco. Em Vitória, os aparelhos estão instalados no Romão, Jaburu, São Pedro, São Benedito, Santo Antônio, Forte São João, Ilha de Santa Maria e Consolação.

O coordenador da Defesa Civil de Vitória, Jonathan Jantorno, disse que esses pluviômetros são operados pelos próprios moradores, que foram treinados para promover a conscientização das comunidades para o monitoramento e alerta de desastres naturais. 

O projeto é uma parceria entre o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) do Ministério da Integração Nacional (MI)

Informações

Vitória possui também nove pluviômetros automáticos, que fornecem informações on-line. Um deles está instalado em frente ao Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Terezinha Vasconcellos Salvador, na avenida Vitória (Romão). Os aparelhos enviam os dados de forma automática e não necessitam de energia elétrica para funcionar.


Voltar ao topo da página