Trabalho realizado na Escola de Inovação é destaque em simpósio internacional
Publicada em
Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes
Foto Divulgação
Simpósio IOSTE
Divulgação Seme
Oficina TinkerCAD
As práticas pedagógicas com estudantes da rede municipal de Vitória realizadas na Escola de Inovação durante a pandemia da covid-19, em 2021, foram transformadas em artigo científico, apresentado no XX Simpósio da International Organization for Science and Technology Education (Ioste), realizado em Recife até amanhã (29).
O artigo apresentado no evento foi "School of Innovation: virtual 3D modeling and printing in pandemic times" (Escola de Inovação: modelagem e impressão 3D em tempos de pandemia), trabalho coletivo escrito por Frederico Pifano (professor do Ifes); Marco Braga (Cefet/RJ); Daniel Santos (PMV/ES); Janine Castro (PMV/ES); Adriana Sperandio (PMV/ES); e Patricia Andrade (PMV/ES).
"A nossa motivação para a escrita deste artigo foi a percepção do impacto positivo que as oficinas de modelagem e impressão 3D trouxeram durante o período de pandemia para os estudantes e professores da rede municipal de ensino, por meio do acesso a novas tecnologias de fabricação digital e novas abordagens metodológicas para o ensino de diferentes conteúdos através da modelagem e impressão 3D", contou o professor Daniel Santos, um dos membros da apresentação do trabalho no evento.
O artigo
O objetivo do trabalho foi apresentar resultados de duas ações desenvolvidas pela Escola de Inovação durante a pandemia, no ano de 2021, a partir de uma caracterização geral de 15 oficinas virtuais de modelagem e impressão 3D com 187 estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, realizadas entre abril e novembro.
Além disso, o artigo apresentou ainda os resultados iniciais de um estudo sobre o efeito do uso da ferramenta TinkerCAD na aprendizagem de modelagem 3D de um estudante do 4° ano do Ensino Fundamental. Foram realizadas oficinas online semanais com duração de uma hora e meia nas quais foi analisado o desempenho dele em tarefas de modelagem 3D no período entre 12 de maio e 20 de outubro de 2021.
O artigo selecionado para o Simpósio reúne as percepções de um professor e um mediador da Escola de Inovação, bem como da professora de Educação Especial do estudante. A partir dessas ações e primeiros resultados, foi possível perceber a importância das atividades com modelagem 3D para o desenvolvimento de habilidades do pensamento computacional.
"A educação se nutre da socialização de ideias, de debates, diferentes concepções de ensino-aprendizagem, filosofias de educação e práticas de ensino. Participar deste tipo de Simpósio contribui para o aperfeiçoamento dos nossos processos, fortalecendo a Escola de Inovação enquanto espaço de educação não-formal no município", destacou o professor Daniel.
Escola de Inovação
A Escola de Inovação é um espaço dedicado à cultura maker, à robótica, com uma proposta pedagógica de desenvolvimento da criatividade e do raciocínio por meio da resolução de problemas do dia a dia, buscando soluções e novos caminhos usando como ferramenta a tecnologia.
"A própria natureza da nossa atividade nos impulsiona a realizar adaptações, como o fizemos durante a pandemia criando roteiros pedagógicos para atendimento remoto. Essa flexibilidade faz parte da educação 4.0 e a Escola de Inovação já nasce neste contexto de transformações rápidas. Acredito que estamos na vanguarda como primeiro espaço maker público do Estado que tem como principal público-alvo estudantes da educação básica, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Nosso papel é despertar nas crianças e nos jovens a curiosidade, a criatividade, o pensamento crítico e científico e o interesse pela resolução de problemas, por meio de equipamentos e insumos para a prototipação digital", salientou o Educador.
XX IOSTE
O tema do XX Simpósio Internacional IOSTE é "Esperançar em tempos incertos: o papel da educação científica e tecnológica num mundo em mudança". De acordo com a organização do evento, o tema pretende estimular a comunidade do IOSTE a pensar sobre possíveis futuros coletivos.
O objetivo é envolver professores da educação básica e superior e toda a comunidade de pesquisadores em educação científica e tecnológica em debates envolvendo pedagogias críticas e pós-críticas, movimentos sociais, perspectivas decoloniais, como fonte de esperança e resistência na educação científica.