Imprensa
Segurança: confira atuações da Guarda de Vitória nesta quarta-feira (24)
Publicada em | Atualizada em
Por Glacieri Carraretto (gcpereiraeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Suspeito tenta fugir a nado após furtar duas bicicletas, mas acaba detido
Após furtar duas bicicletas de um prédio e tentar escapar da prisão a nado pelo Canal de Camburi, um homem de 43 anos foi detido pela Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV), na madrugada desta quarta-feira (24), em Jardim da Penha.
Com ajuda de um comparsa, o criminoso conseguiu entrar na garagem de um prédio durante a madrugada. "Ele conseguiu cortar o cadeado para levar as duas bicicletas. De Jardim da Penha, seguiu para a Praia do Canto empurrando-as até a região do Triângulo. Só que durante esse trajeto foi flagrado pela Central de Monitoramento", detalhou o inspetor Albert.
Com o flagrante, uma equipe foi deslocada até o local onde foi realizada a abordagem. "Quando a viatura chegou, havia um grupo de pessoas e uma delas desobedeceu à ordem de colocar as mãos para o alto e correu, jogando-se no mar. Ele nadou até o outro lado, já em Jardim da Penha, onde foi detido por uma segunda equipe, já que se viu cercado", detalhou.
Além do suspeito detido, a Guarda de Vitória também localizou as duas bicicletas, que estavam cobertas com um tecido, na tentativa de escondê-las.
De acordo com o inspetor Albert, a ação mostra a importância do uso da tecnologia e a presença operacional da Guarda nas ruas. "A Central de Monitoramento colabora com o acompanhamento da movimentação suspeita e para o acionamento rápido das equipes. Essa atuação integrada permite uma resposta mais eficiente, amplia a capacidade de prevenção e reforça a segurança da população", destacou. Atualmente, a capital conta com 1156 câmeras de monitoramento na cidade.
Diante da tentativa de fuga, foi necessário o uso de algemas para o transporte dos indivíduos. O suspeito e as bicicletas foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil. O detido já possui passagens por furto, roubo, furto a estabelecimento comercial e tentativa de furto.
Drogas escondidas debaixo de trailer são apreendidas e jovem é detido
A Guarda também deteve um jovem, de 22 anos, transportando drogas, na noite desta quarta-feira (24), em Santo Antônio. Também foram encontrados entorpecentes debaixo de um trailer nas proximidades. No mesmo dia, foram apreendidas drogas em mais três pontos da capital.
Durante patrulhamento, os guardas municipais receberam a informação de alguns cidadãos de que estava acontecendo tráfico de drogas em frente a um trailer na beira do mangue.
As equipes abordaram uma dupla que, quando avistou a aproximação da equipe, começou a correr. "Alcançamos os dois, realizamos a vistoria pessoal e encontramos duas tiras de maconha com um deles, além de R$210. Com o outro, não foi encontrado material e ele foi liberado", relata o inspetor Dalcin.
Quando os guardas municipais verificaram debaixo do trailer denunciado pelo cidadão, encontraram farto material de drogas. Eram 31 buchas de maconha e papelotes de haxixe. Diante da situação, o jovem foi detido e encaminhado à Delegacia Regional de Vitória juntamente com o material localizado.
Ilha do Príncipe
Essas não foram as primeiras ações da Guarda de Vitória nesta quarta-feira (24). Na Ilha do Príncipe, por volta das 7h, um adolescente, de 15 anos, também foi flagrado realizando tráfico de drogas.
Ele foi flagrado quando uma equipe patrulhava em uma escadaria e visualizou o jovem entregando algum material para um homem e, posteriormente, guardando uma cédula de dinheiro no bolso.
Ao perceber os guardas municipais se aproximando, o adolescente tentou fugir, mas acabou sendo apreendido por uma viatura da Guarda de Vitória nas proximidades. Com ele, foram encontrados R$120 e uma pedra de crack.
O jovem foi apreendido e encaminhado à Delegacia Especializada do Adolescente em Conflito com a Lei (Deacle).
Escondido no chinelo
Poucas horas depois, a Guarda de Vitória deteve um indivíduo, de 29 anos, por tráfico de drogas na Vila Rubim. Os guardas municipais encontraram as drogas escondidas entre o chinelo e o pé do sujeito.
Eles realizavam patrulhamento na região, por volta das 11h, quando receberam uma informação dos operadores da Central de Monitoramento da Guarda de Vitória (Ciom), de que estaria ocorrendo tráfico de drogas nas proximidades. Diante da informação, a equipe foi até o local para averiguar.
"Quando chegamos, encontramos um indivíduo com seis frascos de crack escondidos entre o pé e o chinelo. Além disso, ele possuía R$60 em dinheiro escondidos na bainha da calça", relata o inspetor Dalcin.
O sujeito foi detido e encaminhado à Delegacia Regional de Vitória, onde as medidas cabíveis foram tomadas, juntamente com as drogas recolhidas. Ele possui um antecedente criminal por roubo.
Ao mesmo tempo
Quase ao mesmo tempo, uma outra equipe da Guarda de Vitória deteve um outro suspeito por tráfico de drogas no Parque Barão de Monjardim, em Santos Dumont.
Os guardas municipais encontraram uma certa quantidade de drogas após abordar um jovem de 23 anos. Na bermuda dele, estavam quatro pinos de cocaína, dois pinos de crack e uma tira de maconha.
Quando perguntado sobre o material, ele relatou aos guardas que vendia drogas para quitar uma dívida pessoal de R$30. Ele foi detido e encaminhado à Delegacia Regional de Vitória, junto com os materiais.
