Notícias
Sábado tem Oficina de Leitura de Portfólios na Casa Porto
Publicada em 15/07/2022, às 15h00 | Atualizada em 15/07/2022, às 15h07
Por Pedro Vargas (plrvargaseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Em cartaz na Casa Porto das Artes Plásticas desde o último mês de abril, a exposição "Ato Falho" realiza, neste sábado (16), a "Oficina de Leitura de Portfólios" com o artista João Wesley de Souza.
A ação tem por finalidade fornecer orientação profissionalizante a artistas iniciantes e também veteranos. "Queremos cartografar o processo criativo em artes visuais dos participantes, centrado na produção de suas imagens artísticas", afirma João.
"Através da análise do portfólio, será realizada uma orientação sobre a inclinação poética dos percursos individuais, indicação de referências estéticas oriundas da história da arte e indicação de bibliografia para a construção, a posteriori, do suporte teórico de cada artista", complementa o orientador.
A oficina, de classificação indicativa livre, ocorre amanhã (16), das 10 às 14 horas, na sede da Casa Porto, que fica no Centro Histórico de Vitória, ainda está com inscrições abertas. Os interessados devem acessar e preencher o formulário disponível aqui. O critério de seleção se dá por análise de portfólio.
Sobre o artista
João Wesley de Souza, integrante do "Grupo Ato Falho", é arquiteto, urbanista, artista visual e teórico da arte. Entre os seus títulos possui mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Máster em Produción e Investigación en Artes pela UGR (Espanha) e doutorado em Artes pela UGR (Espanha).
Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e tem experiência nas áreas de artes, com ênfase em Artes Visuais e Teorias da Arte, atuando principalmente nos campos de arte contemporânea, artes visuais, crítica de arte, foto instalação, escultura/instalação, audiovisual/instalação, arte pública e arte na paisagem.
Exposição Ato Falho
A "Oficina de Leitura de Portfólios" integra um conjunto de ações educativas da exposição "Ato Falho", em cartaz na Casa Porto das Artes Plásticas desde o último dia 28 de abril.
A mostra, que faz parte do Edital 03/2019 de Ocupação da Casa Porto , por meio do Fundo Municipal de Cultura, e que segue até o final do mês de julho, revela inúmeros estímulos e impressões que o cotidiano de viver na capital capixaba proporciona, além de refletir sobre os fenômenos originários do ambiente geográfico e paisagístico, como a Falha de Vitória, que é uma fissura na crosta terrestre que parte do meio do Oceano Atlântico e adentra na América do Sul.
A exibição é composta por obras de oito artistas plásticos capixabas, que vêem o sujeito como possuidor de uma crosta habitual que lhe abafa e vem a ser rompida no embate entre a materialidade do local em que vive e do contexto cultural.
A Casa Porto está aberta para visitação de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h e aos sábados das 10h às 14h.
Serviço
"Oficina de Leitura de Portfólios" com o artista João Wesley de Souza
Quando: Sábado (16) das 10 às 14 horas.
Onde: Museu Casa Porto das Artes Plásticas - Praça Manoel Silvino Monjardim, 66 - Centro Histórico de Vitória.
Inscrições neste formulário.
Classificação Indicativa Livre